Planos da Escola



E.E.F IRMÃ IVA






PLANO ANUAL DE AÇÃO






2012/2013

APRESENTAÇÃO



                A educação tem sofrido muitas mudanças. A escola hoje tem uma visão mais ampla da sua missão quanto à formação do educando. Procura despertar futuros e produzir profissionais bem qualificados e envolvidos intensamente com o conhecimento. Motiva seus alunos a aprender, construir novas ideias, enfrentar desafios e buscar soluções. É fundamental situar o aluno como centro e eixo da escola e a escola como centro do sistema de ensino.
              Preocupada com o desenvolvimento da aprendizagem e formação de sua clientela, a Escola de Ensino Fundamental Irmã Iva procura adequar sua proposta pedagógica dentro da realidade do seu corpo discente e os paradigmas do sistema educacional atual.
A escola está voltada para o cultivo da afetividade, tornando seu espaço um lugar de ser feliz. Garantindo a coerência entre o falar, o fazer e o ser.
              Depois de diagnosticar as dificuldades na aprendizagem o núcleo gestor juntamente com os professores propõe-se a atuar com mais intensidades nas praticas pedagógicas, corrigindo-as e adaptando-as as necessidades urgentes.
               Na construção do plano de ação a escola cria espaços de valorização das vivencias dos alunos e experiências inovadoras, como momentos de aprendizagem. Passa assim, a ouvir, acolher e defender a pluralidade das vozes e das diversas formas de ser.
                Realiza seus trabalhos num clima organizacional positivo, desafiador, valorizando as pessoas e o trabalho coletivo, ressaltando mais os sucessos do que as falhas, um “compromisso amoroso de ser, conviver e transformar.”
                 



















JUSTIFICATIVA



              Uma escola diferente vem emergindo das praticas e ações diferenciadas para o conhecimento e habilidades cognitivas, para a formação de hábitos e valores, buscando
a formação integral e de qualidade do educando.
             A valorização do ser humano como sujeito cultural requer todas as instituições, especialmente as escolas, trabalhando, preservando e / ou recriando os valores éticos e culturais de sua comunidade. Nesse sentido a E.E.F. Irmã Iva, vem caminhando para mudar a sua pratica educativa, preparando a aluno para uma vivencia de direitos presentes, situando-o não somente como cidadão em formação, que precisa ampliar suas potencialidades e espaços de participação social, mas, em todas as fases do desenvolvimento.
             O aspecto que vem nos preocupando é a defasagem da aprendizagem em relação ao ano escolar e a idade que se encontram. Isso implica na necessidade de estarmos atentos a essa realidade, e investirmos com criatividade e persistência para a superação dos desafios presentes em nosso cotidiano.
              A nossa escola trabalha com uma proposta curricular com os temas transversais, nos parâmetros curriculares nacionais (P.C.N.) – ética pluralidade cultural, meio ambiente, orientação sexual e saúde.
              A avaliação da aprendizagem na proposta político-pedagógica nesta escola segue orientações dos referenciais curriculares básicos e assume um caráter de diagnostico formativo, contínuo e sistemático, constituindo parte relevante do processo educativo.
              E, pensando nesta atuação que a E.E.F. Irmã Iva, pretende dinamizar seu corpo docente, discente, pais, comunidade, para uma escola aberta ao dialogo, participativa, dinâmica, onde novos fundamentos estejam voltados para uma aprendizagem significativa e o crescimento do aluno.












IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA



             A Escola de Ensino Fundamental Irmã Iva, fica localizada na zona urbana, situada na Av. Caruaru, S/N bairro Salesianos. Inaugurada no ano de 1971, pertence ao órgão executor prefeitura municipal de juazeiro do Norte Ceará.
             Conta com 278 alunos matriculados. Possui uma clientela provida de famílias carentes que enfrentam dificuldades financeiras, sociais, culturais e desestruturações familiares. A maioria dos pais são analfabetos. Este problema enfrentado pelos alunos vem refletindo no desenvolvimento da aprendizagem, dificultando ação pedagógica.
              Os profissionais do corpo docente  e do núcleo gestor possuem  formação de nível superior, dominando os instrumentos necessários para o desempenho competente de suas funções, comprometendo-se com o sucesso dos alunos e o funcionamento eficiente e democrático da escola.
              O nível de ensino é o Fundamental I ( 1º ao 5º ano) nos turnos matutino e vespertino, e, no noturno a Educação de Jovens e Adultos a EJA I (1º e 2º ano) 
                 O espaço físico é  organizado, higiênico de  clima agradável e acolhedor. Este tem 05 salas de aulas, (funcionando com 10 turmas) cantina, biblioteca com laboratório de informática sala de secretaria e direção, banheiros feminino e masculino, almoxarifado e um pequeno pátio para recreação.
             A biblioteca é composta de 1.659 títulos, os quais estão distribuídos entre livros para estudos e pesquisas, com grande acervo de livros de poesias, contos, romances, clássicos, novelas, artes, religião, literatura infantil e títulos diversos. Os periódicos são em quantidade de 212 Revista (Escola, Ciência Hoje, TV Escola, Gestão, Professor, Brasil Cristão, Liturgia Diária). Cerca de 30 jogos educativos (Tangran, Escala Cuisinaire, Material Dourado, Bloco Lúdico, Alfabeto Silábico, Quebra-Cabeça superposto, Dominó do Transito, Conjunto Audição e Linguagem, Dominó de palavras, Dama, Ludo  quadro tabuada, teatro, relógio educativo quebra cabeça de animais brincando de engenheiro domino animais jogo 4 em 1 quebra cabeça metades qual é a palavra topo do milhão ). E coleções 182 CDs e DVDs para estudos.
         Como atividade pedagógica complementares está a Associação de Pais e Comunitários (A.P.C.), O Conselho Escolar.
          Prevalece sempre o respeito e a valorização do aluno a assistência quanto de sua permanência na escola, oferecendo condições favoráveis que possam facilitar sua aprendizagem e formação moral, ao mesmo tempo em que reconhece e valoriza o esforço do professor que é considerado o elo existente entre o aluno e a educação. Não há um processo de ensino único, mas processos concretos, determinados pela especificidade das matérias e pelas circunstancias de cada situação.
             Destacam-se em nossa escola as tendências pedagógicas: Liberal renovada progressista, o construtivismo e tendência liberal tradicional. Temos como objetivo trabalhar conteúdos coerentes com a realidade de nossa clientela, integrando o desenvolvimento do conhecimento, atitudes e valores que favoreçam a construção de uma sociedade sadia. 






OBJETIVOS GERAIS

 

Contribuir na formação do educando, no seu desenvolvimento do senso critico, cultural e social, e, assim integrando-o na escola, família e comunidade.

→ Proporcionar ao educando, a oportunidade, durante as atividades anuais para que seu desenvolvimento se processe de forma integral na escola, na família e na comunidade.

→ Orientar para melhor ajustamento na escola, no lar e na vida social em geral. É importante que haja melhor interação entre educando, professor, colegas e pais dos alunos. É importante também, que o educando  saiba manter um comportamento adequado nas atividades fora da escola e do lar.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS E METAS


Intensificar as ações pedagógicas inovadoras para melhor desenvolvimento do educando. Atingir os 100% em 01 ano.

→ Formação do cidadão critico e extrovertido para o seu melhor desempenho na sociedade. Atingir 100% 01 ano.

→ Intensificar as relações entre escola e família. Atingir 90% em 01 ano.

→ Contribuição na formação dos profissionais para uma atuação mais eficaz. Atingir 80% em 01 ano.

→ Mediar conflitos e criar um clima de compromisso ético, cooperativo e solidário. Atingir 90% em 01 ano.

→ Manter a comunidade mais informada quanto aos resultados educacionais. Atingir 100% em 01 ano.

→ Fortalecer as ações dos colegiados. Atingir 80% em 01 ano.
→ Desenvolver no educando um senso de solidariedade e Cooperatividade. Atingir 100% em 01 ano.

 → Desenvolver aspectos culturais e trabalhar o raciocínio lógico e matemático suprindo as necessidades do aluno e desenvolver o gosto pela leitura. Atingir 100% em um ano.




ESTRATÉGIAS

TRABALHANDO COM PROJETOS



IDENTIFICAÇÃO DOS PROJETOS.



● Gincana de estudos interdisciplinar
● Ervas medicinal
● Gibis em ação
● Matemática do dia – a - dia
● Pequeno leitor/ grande escritor
● O dia da noticia
● Orientação familiar
● Desenvolvendo competências
● Patriotismo - Hino Nacional
● Recreio Dirigido
● Sexta- feira com arte
● Aluno Destaque
● Professor Destaque
● Datas Comemorativas através de projetos
●Recuperação Paralela
● Ler Brincando no Ensino Fundamental
● Formação do Cidadão Critico
● Mediar Conflitos


PLANO ANUAL DAS AÇÕES DA BIBLIOTECA



  Aula de orientação sobre a biblioteca
  Estudos sobre a historia e importância da biblioteca
● Estudos sobre a biografia de Pe. Cicero                         
● Gincana interdisciplinar                                                    
● Interpretação de livros paradidáticos                               
● Concurso de poesia                                                          
●Oficina para construção de rimas 
●Contação de historias                                                        
●Oficina de acróstico                                                         
●Leitor do semestre                                                            


AÇÕES DOS PROJETOS


O  QUE
 FAZER
COMO
 FAZER?
QUANDO FAZER?
“cronograma
COM QUEM FAZER?
RESPONSÁVEL
Incentivo a leitura,interpretação textual e produção de texto através da leitura.
Empréstimo de livros na biblioteca;poesia,
teatro,novela,romance,literatura infantil e clássica.
Uma vez por semana durante todo o ano letivo.
Alunos do 4º e 5º ano.
Professor responsável  pelo biblioteca.
Noticias da semana,comentários sobre os fatos e analise das consequências dos acontecimentos.
Noticias colhidas pelos alunos durante toda semana,comentários em círculos com um convidado.
Uma vez por semana durante todo o ano letivo.
Professores, alunos e um convidado.
Professores e Coordenador Pedagógica.
Orientação aos pais em relação a educação dos seus filhos;saúde,higiene ,sexo, drogas e distúrbios comportamentais.
Palestras com profissionais da área
Bimestralmente.

Profissionais voluntários, núcleo gestor e pais.
Núcleo Gestor
Capacitação aos profissionais na valorização das múltiplas inteligências.
Cursos de capacitação.
Por semestre.
Professores e funcionários.
Núcleo Gestor e membros da Secretaria de Educação
Mediar conflitos e criar um clima de compromisso ético, cooperativo e solidário. 
Cursos de relações humanas  para professores e funcionários.
Por semestre.
Professores e funcionários.
Núcleo Gestor membros da Secretaria de Educação.
Exposição do R.A (Resultado da Aprendizagem) no mural da escola através de gráficos.
Através de gráficos expostos para a comunidade.
Bimestralmente.
Professores e Secretária da escola
Núcleo Gestor.
Fortalecer as ações dos colegiados.
Estudos de capacitação para os colegiados.
Semestralmente.
Núcleo Gestor e membros dos colegiados.
Núcleo Gestor e Secretaria de Educação.




O QUE
 FAZER
COMO
 FAZER?
QUANDO FAZER?
“cronograma
COM QUEM FAZER?
RESPONSÁVEL
Formação de alunos  semeadores.
Os alunos por meio  de pesquisas tomam conhecimento  sobre saúde   prevenção  higiene interagindo  com as famílias.
Semestralmente.
Professores , alunos e família.
Professores e coordenador Pedagógico.
Desenvolvimento  do projeto ervas medicinais.
Alunos estudando  as ervas medicinais na horta da escola, orientando os pais no uso de ervas medicinais.
Bimestralmente.
Professores e alunos.
Professores.
Desenvolvimento do projeto gibis em ação.
Alunos lendo gibis, interpretando através de contação de historia ou peça teatral
Uma vez por  semana durante o ano letivo.
Professores  e alunos do 1º e 2º ano.
Professores.
Desenvolvimento do projeto matemática do dia a dia.  
Aplicar jogos matemáticos lúdicos com resoluções de problemas do cotidiano.
Uma vez por  semana durante o ano letivo.
Professores  e alunos do 4º e 5º ano.
Professores.
Canto do hino nacional resgatando o patriotismo dos alunos.
Na entrada fazer a culminância  com todos que fazem a escola.
Nas quartas-feiras.
Alunos, professores e funcionários.
Diretora Administrativa.
Visitas domiciliares as famílias.
Visitar as famílias quando necessário, convidando os pais para participarem da vida escolar de seus filhos.  
Sempre que necessário.
Orientadora Educacional e  as famílias.
Orientadora Educacional.
Atividades recreativas com artes, jogos,brincadeiras, musicas, teatro, filmes e danças.
Aulas dirigidas pelos professores desenvolvendo a criatividade dos alunos através da arte.
Nas sextas-feiras.
Professores e alunos.
Professores.




O  QUE
 FAZER
COMO
 FAZER?
QUANDO FAZER?
“cronograma
COM QUEM FAZER?
RESPONSÁVEL
Socialização no recreio,  trabalhando  a agressividade da criança.
Recreio dirigido com orientação de brincadeiras saudáveis.
Diariamente horário do recreio.
Alunos  e funcionários
Núcleo Gestor
Professor destaque com o objetivo de estimular os demais .
Criar os critérios para eleger o professor destaque.
Anual.
Professores.
Núcleo Gestor.
Aluno destaque.
Eleger os alunos destaque e premia – los para incentivo da aprendizagem.
Bimestralmente.
Professores, alunos e núcleo gestor.
Núcleo Gestor.
Atendimento individual ao aluno, quando encaminhado pelo professor  para diretoria da escola.
Dialogando com o aluno a respeito das normas da escola, acompanhando o desenvolvimento dos mesmos.
Sempre que necessário.
Alunos, Orientadora Educacional, Coordenadora Pedagógica e Diretora Administrativa
Coordenadora Pedagógica e Diretora Administrativa.
Determinar dia e horário para cada turma   realizar  empréstimo de livros na  biblioteca
Empréstimos de livros, pesquisas e leituras.
Será determinado um dia  para cada turma e  dois dias para pesquisas e leituras.
Alunos e professores da biblioteca
Professores da biblioteca.
Trabalhar as datas comemorativas através de projetos.
Culminância, apresentação  como resultado dos projetos.
Nas determinadas datas
Professores, alunos, funcionários, núcleo gestor e comunidade.
Núcleo Gestor
Recuperação paralela dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
Após as avaliações bimestrais,
Trabalhar no 2º horário somente com os alunos necessitados
Bimestralmente após a avaliação do R.A.
Alunos e professores.
Professores.
Valorização da arte como aquisição do conhecimento
Feira de Ciências e artes, exposição dos trabalhos dos alunos.
Mês de Novembro
Alunos,
Professores, visitantes de outras escolas, pais e  comunidade
Núcleo Gestor


AÇÕES DA BIBLIOTECA


O QUE
 FAZER
COMO
 FAZER?
QUANDO FAZER?
“cronograma
COM QUEM FAZER?
ONDE FAZER?
Ministrar aula de orientação na biblioteca do 1º ao 5º ano
Aula orientando como realizar pesquisas, conhecimento  dos gêneros literários, comportamento  em sala de leitura, conservação dos livros e obediência  as normas da biblioteca
 Mês de fevereiro
Professoras da biblioteca, coordenadora Pedagógica e alunos do 1º ao 5º ano
Biblioteca
Estudos sobre a biblioteca. Historia  e importância.
Orientação aos professores repassando  a importância da biblioteca  aos alunos .Culminância  com peça teatral.
Na semana da biblioteca
Professoras e alunos do 1º  ao 5º ano
Sala de aula e biblioteca
Estudos sobre a biografia de Pe.  Cicero
Pesquisas, exposição dos trabalhos e dos objetos pertencentes  ao Pe. Cicero. Culminância  com peça teatral.
Na semana do Pe. Cicero
Professores do 1º ao 5º ano. professores da biblioteca e alunos .
Sala de aula e culminância no patio da escola.3
Gincana interdisciplinar
Escolher um tema e trabalhar com os alunos .Premiação 1º,2º e 3º lugares.
Mês de abril.
Núcleo gestor, professores da biblioteca e alunos do 4º e 5º ano.
Sala de aula e biblioteca. Culminância pátio da escola
Interpretação de livros paradidáticos
Apresentação em sala de aula, através de dramatização. Premiações 1º, 2º e 3º lugares
Uma vez no semestre
Professores e alunos do 3º ao 5º ano
Sala de aula
Concurso de poesia
Oficina: ouvindo e lendo, conhecendo um pouco sobre poemas.
Mês de setembro.
Professores da biblioteca, coordenadora pedagógica e alunos do 4º e 5º ano.
Biblioteca.
                                  



O QUE
 FAZER
COMO
 FAZER?
QUANDO FAZER?
“cronograma
COM QUEM FAZER?
ONDE FAZER?
Oficina para a construção de rimas.
Brincando com emoções e palavras, trabalhando os alunos.
Mês de outubro.
Professores da  biblioteca, coordenadora pedagógica e alunos do 3º ao 5º ano
Biblioteca
Contação de historia  
Contar historia e realizar a interpretação através de dramatização
Por quinzena.
Professores da  biblioteca, coordenadora pedagógica e alunos do 1º e 2º ano.
Sala de aula
Oficina de acróstico .
Distribuir acrósticos com o nome de escritores conhecidos para servir de modelo. Construir acrósticos com o nome de cada aluno.
Mês de novembro
Professores da biblioteca, coordenadora pedagógica e alunos do3º ao 5º ano.
Sala de aula
Leitor do semestre
O aluno que mais fez empréstimo de livros e melhor interpretou os textos. Premiação um kit de livros paradidáticos.
Por semestre
Professores da biblioteca, coordenadora pedagógica e alunos do 4º e 5º ano.
Biblioteca














AVALIAÇÃO



       Trabalhamos a avaliação no significado bastante abrangente, fazendo parte deste, todo o processo de ensino e aprendizagem, o qual envolve, o desempenho do aluno, o professor, o conteúdo e a maneira como esse é trabalhado e assimilado.
     Numa concepção sócio-interacionista, cabe ao professor, coordenador pedagógico e núcleo gestor, estarem permanentemente interpretando as respostas dadas pelo aluno, pois elas revelam o que e como ele     vem pensando. Na nossa visão avaliativa consideramos cada aluno em relação a determinados critérios indicadores de aprendizagem. Por isso, a avaliação intrinsecamente articulada com os conteúdos definidos, que se resumem ao uso da linguagem em forma escrita e falada.
           Concluímos que a avaliação é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, e não um momento estanque. 
            O monitoramento das ações pedagógicas estará em constante observação sendo estudada cada etapa do processo no intuito de superar as dificuldades apresentadas. Tendo como objetivo resultados positivos na aprendizagem e formação do educando.

                

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