E.E.F
IRMÃ IVA
PLANO
ANUAL DE AÇÃO
2012/2013
APRESENTAÇÃO
A educação tem sofrido
muitas mudanças. A escola hoje tem uma visão mais ampla da sua missão quanto à
formação do educando. Procura despertar futuros e produzir profissionais bem
qualificados e envolvidos intensamente com o conhecimento. Motiva seus alunos a
aprender, construir novas ideias, enfrentar desafios e buscar soluções. É
fundamental situar o aluno como centro e eixo da escola e a escola como centro
do sistema de ensino.
Preocupada com o desenvolvimento
da aprendizagem e formação de sua clientela, a Escola de Ensino Fundamental
Irmã Iva procura adequar sua proposta pedagógica dentro da realidade do seu
corpo discente e os paradigmas do sistema educacional atual.
A escola está voltada para o
cultivo da afetividade, tornando seu espaço um lugar de ser feliz. Garantindo a
coerência entre o falar, o fazer e o ser.
Depois de diagnosticar as
dificuldades na aprendizagem o núcleo gestor juntamente com os professores
propõe-se a atuar com mais intensidades nas praticas pedagógicas, corrigindo-as
e adaptando-as as necessidades urgentes.
Na construção do plano de ação a
escola cria espaços de valorização das vivencias dos alunos e experiências
inovadoras, como momentos de aprendizagem. Passa assim, a ouvir, acolher e
defender a pluralidade das vozes e das diversas formas de ser.
Realiza seus trabalhos num
clima organizacional positivo, desafiador, valorizando as pessoas e o trabalho
coletivo, ressaltando mais os sucessos do que as falhas, um “compromisso
amoroso de ser, conviver e transformar.”
JUSTIFICATIVA
Uma escola
diferente vem emergindo das praticas e ações diferenciadas para o conhecimento
e habilidades cognitivas, para a formação de hábitos e valores, buscando
a formação integral e de qualidade
do educando.
A valorização do ser humano como
sujeito cultural requer todas as instituições, especialmente as escolas,
trabalhando, preservando e / ou recriando os valores éticos e culturais de sua
comunidade. Nesse sentido a E.E.F. Irmã Iva, vem caminhando para mudar a sua
pratica educativa, preparando a aluno para uma vivencia de direitos presentes,
situando-o não somente como cidadão em formação, que precisa ampliar suas
potencialidades e espaços de participação social, mas, em todas as fases do
desenvolvimento.
O aspecto que vem nos preocupando é a
defasagem da aprendizagem em relação ao ano escolar e a idade que se encontram.
Isso implica na necessidade de estarmos atentos a essa realidade, e investirmos
com criatividade e persistência para a superação dos desafios presentes em
nosso cotidiano.
A nossa escola trabalha com uma
proposta curricular com os temas transversais, nos parâmetros curriculares
nacionais (P.C.N.) – ética pluralidade cultural, meio ambiente, orientação
sexual e saúde.
A avaliação da
aprendizagem na proposta político-pedagógica nesta escola segue orientações dos
referenciais curriculares básicos e assume um caráter de diagnostico formativo,
contínuo e sistemático, constituindo parte relevante do processo educativo.
E, pensando nesta atuação que a
E.E.F. Irmã Iva, pretende dinamizar seu corpo docente, discente, pais,
comunidade, para uma escola aberta ao dialogo, participativa, dinâmica, onde
novos fundamentos estejam voltados para uma aprendizagem significativa e o
crescimento do aluno.
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
A Escola de Ensino Fundamental
Irmã Iva, fica localizada na zona urbana, situada na Av. Caruaru, S/N bairro
Salesianos. Inaugurada no ano de 1971, pertence ao órgão executor prefeitura
municipal de juazeiro do Norte Ceará.
Conta com 278 alunos matriculados.
Possui uma clientela provida de famílias carentes que enfrentam dificuldades
financeiras, sociais, culturais e desestruturações familiares. A maioria dos
pais são analfabetos. Este problema enfrentado pelos alunos vem refletindo no
desenvolvimento da aprendizagem, dificultando ação pedagógica.
Os profissionais do corpo
docente e do núcleo gestor possuem formação de nível superior, dominando os
instrumentos necessários para o desempenho competente de suas funções,
comprometendo-se com o sucesso dos alunos e o funcionamento eficiente e
democrático da escola.
O nível de ensino é o Fundamental
I ( 1º ao 5º ano) nos turnos matutino e vespertino, e, no noturno a Educação de
Jovens e Adultos a EJA I (1º e 2º ano)
O espaço físico é organizado, higiênico de clima agradável e acolhedor. Este tem 05
salas de aulas, (funcionando com 10 turmas) cantina, biblioteca com laboratório
de informática sala de secretaria e direção, banheiros feminino e masculino,
almoxarifado e um pequeno pátio para recreação.
A biblioteca é composta de 1.659
títulos, os quais estão distribuídos entre livros para estudos e pesquisas, com
grande acervo de livros de poesias, contos, romances, clássicos, novelas,
artes, religião, literatura infantil e títulos diversos. Os periódicos são em
quantidade de 212 Revista (Escola, Ciência Hoje, TV Escola, Gestão, Professor,
Brasil Cristão, Liturgia Diária). Cerca de 30 jogos educativos (Tangran, Escala
Cuisinaire, Material Dourado, Bloco Lúdico, Alfabeto Silábico, Quebra-Cabeça
superposto, Dominó do Transito, Conjunto Audição e Linguagem, Dominó de
palavras, Dama, Ludo quadro tabuada,
teatro, relógio educativo quebra cabeça de animais brincando de engenheiro
domino animais jogo 4 em 1 quebra cabeça metades qual é a palavra topo do
milhão ). E coleções 182 CDs e DVDs para estudos.
Como atividade pedagógica
complementares está a Associação de Pais e Comunitários (A.P.C.), O Conselho
Escolar.
Prevalece sempre o respeito e a
valorização do aluno a assistência quanto de sua permanência na escola,
oferecendo condições favoráveis que possam facilitar sua aprendizagem e formação
moral, ao mesmo tempo em que reconhece e valoriza o esforço do professor que é
considerado o elo existente entre o aluno e a educação. Não há um processo de
ensino único, mas processos concretos, determinados pela especificidade das
matérias e pelas circunstancias de cada situação.
Destacam-se em nossa escola
as tendências pedagógicas: Liberal renovada progressista, o construtivismo e
tendência liberal tradicional. Temos como objetivo trabalhar conteúdos
coerentes com a realidade de nossa clientela, integrando o desenvolvimento do
conhecimento, atitudes e valores que favoreçam a construção de uma sociedade
sadia.
OBJETIVOS GERAIS
→ Contribuir na formação do educando, no seu desenvolvimento do
senso critico, cultural e social, e, assim integrando-o na escola, família e
comunidade.
→ Proporcionar ao educando, a
oportunidade, durante as atividades anuais para que seu desenvolvimento se
processe de forma integral na escola, na família e na comunidade.
→ Orientar para melhor ajustamento
na escola, no lar e na vida social em geral. É importante que haja melhor
interação entre educando, professor, colegas e pais dos alunos. É importante
também, que o educando saiba manter um
comportamento adequado nas atividades fora da escola e do lar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS E METAS
→
Intensificar as ações pedagógicas inovadoras para melhor desenvolvimento do
educando. Atingir os 100% em 01 ano.
→ Formação do cidadão critico e
extrovertido para o seu melhor desempenho na sociedade. Atingir 100% 01 ano.
→ Intensificar as relações entre
escola e família. Atingir 90% em 01 ano.
→ Contribuição na formação dos
profissionais para uma atuação mais eficaz. Atingir 80% em 01 ano.
→ Mediar conflitos e criar um
clima de compromisso ético, cooperativo e solidário. Atingir 90% em 01 ano.
→ Manter a comunidade mais
informada quanto aos resultados educacionais. Atingir 100% em 01 ano.
→ Fortalecer as ações dos
colegiados. Atingir 80% em 01 ano.
→ Desenvolver no educando um senso
de solidariedade e Cooperatividade. Atingir 100% em 01 ano.
→ Desenvolver aspectos culturais e trabalhar o
raciocínio lógico e matemático suprindo as necessidades do aluno e desenvolver
o gosto pela leitura. Atingir 100% em um ano.
ESTRATÉGIAS
TRABALHANDO COM PROJETOS
IDENTIFICAÇÃO DOS PROJETOS.
● Gincana de estudos interdisciplinar
● Ervas medicinal
● Gibis em ação
● Matemática do dia – a - dia
● Pequeno leitor/ grande escritor
● O dia da noticia
● Orientação familiar
● Desenvolvendo competências
● Patriotismo - Hino Nacional
● Recreio Dirigido
● Sexta- feira com arte
● Aluno Destaque
● Professor Destaque
● Datas Comemorativas através de projetos
●Recuperação Paralela
● Ler Brincando no Ensino Fundamental
● Formação do Cidadão Critico
● Mediar Conflitos
PLANO ANUAL DAS AÇÕES DA BIBLIOTECA
● Aula de orientação
sobre a biblioteca
● Estudos sobre a
historia e importância da biblioteca
● Estudos sobre a biografia de Pe. Cicero
● Gincana interdisciplinar
● Interpretação de livros paradidáticos
● Concurso de poesia
●Oficina para construção de rimas
●Contação de historias
●Oficina de acróstico
●Leitor do semestre
AÇÕES DOS PROJETOS
O QUE
FAZER
|
COMO
FAZER?
|
QUANDO FAZER?
“cronograma”
|
COM QUEM FAZER?
|
RESPONSÁVEL
|
Incentivo a
leitura,interpretação textual e produção de texto através da leitura.
|
Empréstimo de
livros na biblioteca;poesia,
teatro,novela,romance,literatura
infantil e clássica.
|
Uma vez por
semana durante todo o ano letivo.
|
Alunos do 4º e
5º ano.
|
Professor
responsável pelo biblioteca.
|
Noticias da
semana,comentários sobre os fatos e analise das consequências dos
acontecimentos.
|
Noticias
colhidas pelos alunos durante toda semana,comentários em círculos com um
convidado.
|
Uma vez por
semana durante todo o ano letivo.
|
Professores,
alunos e um convidado.
|
Professores e
Coordenador Pedagógica.
|
Orientação aos
pais em relação a educação dos seus filhos;saúde,higiene ,sexo, drogas e
distúrbios comportamentais.
|
Palestras com
profissionais da área
|
Bimestralmente.
|
Profissionais
voluntários, núcleo gestor e pais.
|
Núcleo Gestor
|
Capacitação aos
profissionais na valorização das múltiplas inteligências.
|
Cursos de
capacitação.
|
Por semestre.
|
Professores e
funcionários.
|
Núcleo Gestor e
membros da Secretaria de Educação
|
Mediar
conflitos e criar um clima de compromisso ético, cooperativo e
solidário.
|
Cursos de
relações humanas para professores e
funcionários.
|
Por semestre.
|
Professores e funcionários.
|
Núcleo Gestor
membros da Secretaria de Educação.
|
Exposição do
R.A (Resultado da Aprendizagem) no mural da escola através de gráficos.
|
Através de
gráficos expostos para a comunidade.
|
Bimestralmente.
|
Professores e
Secretária da escola
|
Núcleo Gestor.
|
Fortalecer as
ações dos colegiados.
|
Estudos de
capacitação para os colegiados.
|
Semestralmente.
|
Núcleo Gestor e
membros dos colegiados.
|
Núcleo Gestor e
Secretaria de Educação.
|
O QUE
FAZER
|
COMO
FAZER?
|
QUANDO FAZER?
“cronograma”
|
COM QUEM FAZER?
|
RESPONSÁVEL
|
Formação de
alunos semeadores.
|
Os alunos por
meio de pesquisas tomam
conhecimento sobre saúde prevenção
higiene interagindo com as
famílias.
|
Semestralmente.
|
Professores ,
alunos e família.
|
Professores e
coordenador Pedagógico.
|
Desenvolvimento do projeto ervas medicinais.
|
Alunos
estudando as ervas medicinais na horta
da escola, orientando os pais no uso de ervas medicinais.
|
Bimestralmente.
|
Professores e
alunos.
|
Professores.
|
Desenvolvimento
do projeto gibis em ação.
|
Alunos lendo
gibis, interpretando através de contação de historia ou peça teatral
|
Uma vez
por semana durante o ano letivo.
|
Professores e alunos do 1º e 2º ano.
|
Professores.
|
Desenvolvimento
do projeto matemática do dia a dia.
|
Aplicar jogos
matemáticos lúdicos com resoluções de problemas do cotidiano.
|
Uma vez
por semana durante o ano letivo.
|
Professores e alunos do 4º e 5º ano.
|
Professores.
|
Canto do hino
nacional resgatando o patriotismo dos alunos.
|
Na entrada
fazer a culminância com todos que
fazem a escola.
|
Nas
quartas-feiras.
|
Alunos,
professores e funcionários.
|
Diretora
Administrativa.
|
Visitas
domiciliares as famílias.
|
Visitar as
famílias quando necessário, convidando os pais para participarem da vida
escolar de seus filhos.
|
Sempre que
necessário.
|
Orientadora
Educacional e as famílias.
|
Orientadora
Educacional.
|
Atividades
recreativas com artes, jogos,brincadeiras, musicas, teatro, filmes e danças.
|
Aulas dirigidas
pelos professores desenvolvendo a criatividade dos alunos através da arte.
|
Nas sextas-feiras.
|
Professores e
alunos.
|
Professores.
|
O QUE
FAZER
|
COMO
FAZER?
|
QUANDO FAZER?
“cronograma”
|
COM QUEM FAZER?
|
RESPONSÁVEL
|
Socialização no
recreio, trabalhando a agressividade da criança.
|
Recreio
dirigido com orientação de brincadeiras saudáveis.
|
Diariamente
horário do recreio.
|
Alunos e funcionários
|
Núcleo Gestor
|
Professor
destaque com o objetivo de estimular os demais .
|
Criar os
critérios para eleger o professor destaque.
|
Anual.
|
Professores.
|
Núcleo Gestor.
|
Aluno destaque.
|
Eleger os alunos
destaque e premia – los para incentivo da aprendizagem.
|
Bimestralmente.
|
Professores,
alunos e núcleo gestor.
|
Núcleo Gestor.
|
Atendimento
individual ao aluno, quando encaminhado pelo professor para diretoria da escola.
|
Dialogando com
o aluno a respeito das normas da escola, acompanhando o desenvolvimento dos
mesmos.
|
Sempre que
necessário.
|
Alunos,
Orientadora Educacional, Coordenadora Pedagógica e Diretora Administrativa
|
Coordenadora
Pedagógica e Diretora Administrativa.
|
Determinar dia
e horário para cada turma
realizar empréstimo de livros
na biblioteca
|
Empréstimos de
livros, pesquisas e leituras.
|
Será
determinado um dia para cada turma
e dois dias para pesquisas e leituras.
|
Alunos e
professores da biblioteca
|
Professores da
biblioteca.
|
Trabalhar as
datas comemorativas através de projetos.
|
Culminância,
apresentação como resultado dos
projetos.
|
Nas
determinadas datas
|
Professores,
alunos, funcionários, núcleo gestor e comunidade.
|
Núcleo Gestor
|
Recuperação
paralela dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
|
Após as
avaliações bimestrais,
Trabalhar no 2º
horário somente com os alunos necessitados
|
Bimestralmente
após a avaliação do R.A.
|
Alunos e
professores.
|
Professores.
|
Valorização da
arte como aquisição do conhecimento
|
Feira de
Ciências e artes, exposição dos trabalhos dos alunos.
|
Mês de Novembro
|
Alunos,
Professores,
visitantes de outras escolas, pais e
comunidade
|
Núcleo Gestor
|
AÇÕES DA BIBLIOTECA
O QUE
FAZER
|
COMO
FAZER?
|
QUANDO FAZER?
“cronograma”
|
COM QUEM FAZER?
|
ONDE FAZER?
|
Ministrar aula
de orientação na biblioteca do 1º ao 5º ano
|
Aula orientando
como realizar pesquisas, conhecimento
dos gêneros literários, comportamento
em sala de leitura, conservação dos livros e obediência as normas da biblioteca
|
Mês de fevereiro
|
Professoras da
biblioteca, coordenadora Pedagógica e alunos do 1º ao 5º ano
|
Biblioteca
|
Estudos sobre a
biblioteca. Historia e importância.
|
Orientação aos
professores repassando a importância
da biblioteca aos alunos
.Culminância com peça teatral.
|
Na semana da
biblioteca
|
Professoras e
alunos do 1º ao 5º ano
|
Sala de aula e
biblioteca
|
Estudos sobre a
biografia de Pe. Cicero
|
Pesquisas,
exposição dos trabalhos e dos objetos pertencentes ao Pe. Cicero. Culminância com peça teatral.
|
Na semana do
Pe. Cicero
|
Professores do
1º ao 5º ano. professores da biblioteca e alunos .
|
Sala de aula e
culminância no patio da escola.3
|
Gincana
interdisciplinar
|
Escolher um
tema e trabalhar com os alunos .Premiação 1º,2º e 3º lugares.
|
Mês de abril.
|
Núcleo gestor,
professores da biblioteca e alunos do 4º e 5º ano.
|
Sala de aula e
biblioteca. Culminância pátio da escola
|
Interpretação
de livros paradidáticos
|
Apresentação em
sala de aula, através de dramatização. Premiações 1º, 2º e 3º lugares
|
Uma vez no
semestre
|
Professores e
alunos do 3º ao 5º ano
|
Sala de aula
|
Concurso de
poesia
|
Oficina:
ouvindo e lendo, conhecendo um pouco sobre poemas.
|
Mês de
setembro.
|
Professores da
biblioteca, coordenadora pedagógica e alunos do 4º e 5º ano.
|
Biblioteca.
|
O QUE
FAZER
|
COMO
FAZER?
|
QUANDO FAZER?
“cronograma”
|
COM QUEM FAZER?
|
ONDE FAZER?
|
Oficina para a
construção de rimas.
|
Brincando com
emoções e palavras, trabalhando os alunos.
|
Mês de outubro.
|
Professores
da biblioteca, coordenadora pedagógica
e alunos do 3º ao 5º ano
|
Biblioteca
|
Contação de historia
|
Contar historia
e realizar a interpretação através de dramatização
|
Por quinzena.
|
Professores
da biblioteca, coordenadora pedagógica
e alunos do 1º e 2º ano.
|
Sala de aula
|
Oficina de
acróstico .
|
Distribuir
acrósticos com o nome de escritores conhecidos para servir de modelo.
Construir acrósticos com o nome de cada aluno.
|
Mês de novembro
|
Professores da
biblioteca, coordenadora pedagógica e alunos do3º ao 5º ano.
|
Sala de aula
|
Leitor do
semestre
|
O aluno que
mais fez empréstimo de livros e melhor interpretou os textos. Premiação um
kit de livros paradidáticos.
|
Por semestre
|
Professores da
biblioteca, coordenadora pedagógica e alunos do 4º e 5º ano.
|
Biblioteca
|
AVALIAÇÃO
Trabalhamos a avaliação no significado
bastante abrangente, fazendo parte deste, todo o processo de ensino e
aprendizagem, o qual envolve, o desempenho do aluno, o professor, o conteúdo e
a maneira como esse é trabalhado e assimilado.
Numa concepção sócio-interacionista, cabe
ao professor, coordenador pedagógico e núcleo gestor, estarem permanentemente
interpretando as respostas dadas pelo aluno, pois elas revelam o que e como
ele vem pensando. Na nossa visão
avaliativa consideramos cada aluno em relação a determinados critérios
indicadores de aprendizagem. Por isso, a avaliação intrinsecamente articulada
com os conteúdos definidos, que se resumem ao uso da linguagem em forma escrita
e falada.
Concluímos que a avaliação é parte
integrante do processo de ensino e aprendizagem, e não um momento
estanque.
O monitoramento das ações
pedagógicas estará em constante observação sendo estudada cada etapa do
processo no intuito de superar as dificuldades apresentadas. Tendo como
objetivo resultados positivos na aprendizagem e formação do educando.
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