ESCOLA
DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ IVA
AV.
CARUARU S/N – BAIRRO: SALESIANO
JUAZEIRO
DO NORTE – CE
PROJETO
ARTE E EDUCAÇÃO
JUAZEIRO
DO NORTE – CE
2012
APRESENTAÇÃO
DO PROJETO
ATIVIDADE:
Curso de pintura em tecido e em madeira. Decoupage em sabonetes e em
vidros.
DURAÇÃO:
08 de Maio de 2012 à 15 de Julho de 2012.
LOCAL:
Escola de Ensino Fundamental Irmã Iva, localizada na avenida Caruaru
s/n, bairro Salesiano – Juazeiro do Norte – ce.
PÚBLICO
ALVO: Alunos e funcionários da escola e comunidade.
INSTRUTORA:
Luzia do Nascimento Thel.
COORDENADORA:
Rosa de Brito Filha.
JUSTIFICATIVA
O presente projeto
visa preparar os alunos e comunidade no desempenho das atividades
artísticas
com segurança, tornando-os aptos a futuras profissões.
Sendo parte
integrante do plano de ação da biblioteca o projeto conta com o
apoio do núcleo gestor, professores e funcionários para o
desenvolvimento eficaz dos trabalhos.
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
o conhecimento das técnicas de pintura e decoupage através de aulas
teóricas e praticas, proporcionando aos participantes fazerem uso do
aprendizado com demonstrações de trabalhos futuros, tendo a
oportunidade de apresentarem seus dons artísticos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Incentivar o aluno a participar das aulas para obter um rendimento melhor na sua aprendizagem.
- Ajudar a desenvolver a criatividade do aluno nas diversas criações dos desenhos.
- Conhecer todo o material: tintas, cores e papeis aprendendo o manuseio correto, aplicação e a conservação deste material.
- Aprendizado seguindo as apostilas passo a passo com informações precisas para um seguimento de estudo correto.
METODOLOGIA
Iniciar com a
pintura no molde vazado, ou seja, pecinha de plástico com desenhos
usando um pincel largo (broxa) e desenho com pintura no tecido de
algodão. A aplicação das tintas para tecido será de diversas
cores, principalmente as cores primárias.
Trabalhar a
découpage com colagem no tecido, papel, lencinhos finos de papel,
cola pano e cola gel, termolina leitosa e clareador.
Pintura na seda
transparente usando grade de madeira para esticar o pano, tintas
aquarela e dimensional nas diversas cores e pincel macio.
Pintura em sabonetes
usando uma pintura simples ou decoupage, lantejoula e cola gel.
Pintura em madeira
que consiste em fazer uso de uma peça de madeira MDF, tintas
acrílicas ou artesanato (PVA), lixa e pincel adequado.
MATERIAL:
Tecido de algodão, tintas para tecido nas diversas cores, pinceis em
três tamanhos, papel vegetal e folhas de carbono. Cola permanete e
cola gel, termolina leitosa e verniz vitral. Fita adesiva, lápis
para desenho e caneta. Tábua de madeira ou eucatex, álcool, lixas,
tinta acrílica aquarela e dimensional, solvente. Sabonetes, e
saboneteiras, papel para decoupage, cola para lantejoula, vidro. Peça
de madeira (MDF), tintas acrílicas e artesanato (PVA), rolo de
espuma.
AÇÕES
- Ministrar as aulas três vezes por semana das 19:00 horas as 21:00 horas durante 20 dias.
- Iniciar com aulas teóricas e em seguida aulas práticas.
- Repassar os desenhos em carbonos e folhas finas para o tecido e pintar nas diversas cores.
- Apresentar aos alunos o material do curso com explicações e uso correto.
- Fazer exposição dos trabalhos no final do curso, programação realizada pela escola.
AVALIAÇÃO
Será observado o
desempenho de cada participante como também sua frequência. As
habilidades de cada um serão pontuadas, e no final do curso
receberam certificados.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
HARRISON,
Hazel – Técnicas de Desenho e Pintura, editado no Brasil
pela EDELBRA ind. Gráfica e Editora Ltda. Erechim – RS, 1994.
VALADARES,
Solange e DINIZ, Célia – Arte no cotidiano escolar, volume
2, Editora Fapi Industria Gráfica Ltda. Belo Horizonte, 2001.
VALADARES,
Solange e DINIZ, Célia – Arte no cotidiano escolar, volume
3, Editora Fapi Industria Gráfica Ltda. Belo Horizonte, 2001.
ESCOLA
DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ IVA
AV.
CARUARU S/N – BAIRRO: SALESIANO
JUAZEIRO
DO NORTE – CE
PROJETO
ARTE E EDUCAÇÃO
JUAZEIRO
DO NORTE – CE
2012
APRESENTAÇÃO
DO PROJETO
ATIVIDADE:
Curso de pintura em tecido e em madeira. Decoupage em sabonetes e em
vidros.
DURAÇÃO:
08 de Maio de 2012 à 15 de Julho de 2012.
LOCAL:
Escola de Ensino Fundamental Irmã Iva, localizada na avenida Caruaru
s/n, bairro Salesiano – Juazeiro do Norte – ce.
PÚBLICO
ALVO: Alunos e funcionários da escola e comunidade.
INSTRUTORA:
Luzia do Nascimento Thel.
COORDENADORA:
Rosa de Brito Filha.
JUSTIFICATIVA
O presente projeto
visa preparar os alunos e comunidade no desempenho das atividades
artísticas
com segurança, tornando-os aptos a futuras profissões.
Sendo parte
integrante do plano de ação da biblioteca o projeto conta com o
apoio do núcleo gestor, professores e funcionários para o
desenvolvimento eficaz dos trabalhos.
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
o conhecimento das técnicas de pintura e decoupage através de aulas
teóricas e praticas, proporcionando aos participantes fazerem uso do
aprendizado com demonstrações de trabalhos futuros, tendo a
oportunidade de apresentarem seus dons artísticos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Incentivar o aluno a participar das aulas para obter um rendimento melhor na sua aprendizagem.
- Ajudar a desenvolver a criatividade do aluno nas diversas criações dos desenhos.
- Conhecer todo o material: tintas, cores e papeis aprendendo o manuseio correto, aplicação e a conservação deste material.
- Aprendizado seguindo as apostilas passo a passo com informações precisas para um seguimento de estudo correto.
METODOLOGIA
Iniciar com a
pintura no molde vazado, ou seja, pecinha de plástico com desenhos
usando um pincel largo (broxa) e desenho com pintura no tecido de
algodão. A aplicação das tintas para tecido será de diversas
cores, principalmente as cores primárias.
Trabalhar a
découpage com colagem no tecido, papel, lencinhos finos de papel,
cola pano e cola gel, termolina leitosa e clareador.
Pintura na seda
transparente usando grade de madeira para esticar o pano, tintas
aquarela e dimensional nas diversas cores e pincel macio.
Pintura em sabonetes
usando uma pintura simples ou decoupage, lantejoula e cola gel.
Pintura em madeira
que consiste em fazer uso de uma peça de madeira MDF, tintas
acrílicas ou artesanato (PVA), lixa e pincel adequado.
MATERIAL:
Tecido de algodão, tintas para tecido nas diversas cores, pinceis em
três tamanhos, papel vegetal e folhas de carbono. Cola permanete e
cola gel, termolina leitosa e verniz vitral. Fita adesiva, lápis
para desenho e caneta. Tábua de madeira ou eucatex, álcool, lixas,
tinta acrílica aquarela e dimensional, solvente. Sabonetes, e
saboneteiras, papel para decoupage, cola para lantejoula, vidro. Peça
de madeira (MDF), tintas acrílicas e artesanato (PVA), rolo de
espuma.
AÇÕES
- Ministrar as aulas três vezes por semana das 19:00 horas as 21:00 horas durante 20 dias.
- Iniciar com aulas teóricas e em seguida aulas práticas.
- Repassar os desenhos em carbonos e folhas finas para o tecido e pintar nas diversas cores.
- Apresentar aos alunos o material do curso com explicações e uso correto.
- Fazer exposição dos trabalhos no final do curso, programação realizada pela escola.
AVALIAÇÃO
Será observado o
desempenho de cada participante como também sua frequência. As
habilidades de cada um serão pontuadas, e no final do curso
receberam certificados.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
HARRISON,
Hazel – Técnicas de Desenho e Pintura, editado no Brasil
pela EDELBRA ind. Gráfica e Editora Ltda. Erechim – RS, 1994.
VALADARES,
Solange e DINIZ, Célia – Arte no cotidiano escolar, volume
2, Editora Fapi Industria Gráfica Ltda. Belo Horizonte, 2001.
VALADARES,
Solange e DINIZ, Célia – Arte no cotidiano escolar, volume
3, Editora Fapi Industria Gráfica Ltda. Belo Horizonte, 2001.
ESCOLA
DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ IVA
AV.
CARUARU S/N – BAIRRO: SALESIANO
JUAZEIRO
DO NORTE – CE
PROJETO
ARTE E EDUCAÇÃO
JUAZEIRO
DO NORTE – CE
2012
APRESENTAÇÃO
DO PROJETO
ATIVIDADE:
Curso de pintura em tecido e em madeira. Decoupage em sabonetes e em
vidros.
DURAÇÃO:
08 de Maio de 2012 à 15 de Julho de 2012.
LOCAL:
Escola de Ensino Fundamental Irmã Iva, localizada na avenida Caruaru
s/n, bairro Salesiano – Juazeiro do Norte – ce.
PÚBLICO
ALVO: Alunos e funcionários da escola e comunidade.
INSTRUTORA:
Luzia do Nascimento Thel.
COORDENADORA:
Rosa de Brito Filha.
JUSTIFICATIVA
O presente projeto
visa preparar os alunos e comunidade no desempenho das atividades
artísticas
com segurança, tornando-os aptos a futuras profissões.
Sendo parte
integrante do plano de ação da biblioteca o projeto conta com o
apoio do núcleo gestor, professores e funcionários para o
desenvolvimento eficaz dos trabalhos.
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
o conhecimento das técnicas de pintura e decoupage através de aulas
teóricas e praticas, proporcionando aos participantes fazerem uso do
aprendizado com demonstrações de trabalhos futuros, tendo a
oportunidade de apresentarem seus dons artísticos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Incentivar o aluno a participar das aulas para obter um rendimento melhor na sua aprendizagem.
- Ajudar a desenvolver a criatividade do aluno nas diversas criações dos desenhos.
- Conhecer todo o material: tintas, cores e papeis aprendendo o manuseio correto, aplicação e a conservação deste material.
- Aprendizado seguindo as apostilas passo a passo com informações precisas para um seguimento de estudo correto.
METODOLOGIA
Iniciar com a
pintura no molde vazado, ou seja, pecinha de plástico com desenhos
usando um pincel largo (broxa) e desenho com pintura no tecido de
algodão. A aplicação das tintas para tecido será de diversas
cores, principalmente as cores primárias.
Trabalhar a
découpage com colagem no tecido, papel, lencinhos finos de papel,
cola pano e cola gel, termolina leitosa e clareador.
Pintura na seda
transparente usando grade de madeira para esticar o pano, tintas
aquarela e dimensional nas diversas cores e pincel macio.
Pintura em sabonetes
usando uma pintura simples ou decoupage, lantejoula e cola gel.
Pintura em madeira
que consiste em fazer uso de uma peça de madeira MDF, tintas
acrílicas ou artesanato (PVA), lixa e pincel adequado.
MATERIAL:
Tecido de algodão, tintas para tecido nas diversas cores, pinceis em
três tamanhos, papel vegetal e folhas de carbono. Cola permanete e
cola gel, termolina leitosa e verniz vitral. Fita adesiva, lápis
para desenho e caneta. Tábua de madeira ou eucatex, álcool, lixas,
tinta acrílica aquarela e dimensional, solvente. Sabonetes, e
saboneteiras, papel para decoupage, cola para lantejoula, vidro. Peça
de madeira (MDF), tintas acrílicas e artesanato (PVA), rolo de
espuma.
AÇÕES
- Ministrar as aulas três vezes por semana das 19:00 horas as 21:00 horas durante 20 dias.
- Iniciar com aulas teóricas e em seguida aulas práticas.
- Repassar os desenhos em carbonos e folhas finas para o tecido e pintar nas diversas cores.
- Apresentar aos alunos o material do curso com explicações e uso correto.
- Fazer exposição dos trabalhos no final do curso, programação realizada pela escola.
AVALIAÇÃO
Será observado o
desempenho de cada participante como também sua frequência. As
habilidades de cada um serão pontuadas, e no final do curso
receberam certificados.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
HARRISON,
Hazel – Técnicas de Desenho e Pintura, editado no Brasil
pela EDELBRA ind. Gráfica e Editora Ltda. Erechim – RS, 1994.
VALADARES,
Solange e DINIZ, Célia – Arte no cotidiano escolar, volume
2, Editora Fapi Industria Gráfica Ltda. Belo Horizonte, 2001.
VALADARES,
Solange e DINIZ, Célia – Arte no cotidiano escolar, volume
3, Editora Fapi Industria Gráfica Ltda. Belo Horizonte, 2001.
E.E.F. IRMÃ
IVA
AV. Caruaru S/Nº- Salesianos
CEP: 63050-180- Juazeiro do Norte
TEL: 3512.7045
CNPJ: 01.918.587./0001-85
PROJETO PEDAGÓGICO DA EJA
( EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)
E.E.F. IRMÃ
IVA
Juazeiro
do Norte
2012
PROJETO PEDAGÓGICO DA EJA, RESOLUÇÃO Nº 363/00-CEC
JUSTIFICATIVA
A clientela dos alunos da Eja
(Educação de Jovens e Adultos) da E.E.F. Irmã Iva, é de baixa renda na sua
grande maioria mulheres. Algumas trabalham fora para manter o sustento da
família e outras, são apenas donas de casa. Alguns alunos possuem
escolarização anterior e tiveram de
deixar os estudos por motivos maiores. Alguns não possuem nenhum histórico
escolar anterior.
Os recursos disponíveis na E.E.F. Irmã Iva da EJA (Educação de Jovens e
Adultos) é escassa. Não possuímos outros
espaços alem das salas de aula,sendo
assim limitados a ela. O pessoal de apoio estende-se ao núcleo administrativo e
técnico disponíveis diariamente. Os nossos materiais são livros adequados a EJA , distribuídos pela Secretaria de
Educação,professores especializados na área , e ainda equipamentos como TV e
vídeo.
OBJETIVOS
GERAIS:
•
Melhorar sua condição de cidadania,
desenvolvendo atitudes participativas e conhecendo melhor seus direitos e deveres de cidadão.
•
Aumentar a auto-estima de nossos
alunos,fortalecendo a confiança em sua capacidade de aprendizagem valorizando a
educação como meio de desenvolvimento pessoal e social:
ESPECÍFICOS:
•
Dominar os instrumentos da cultura letrada como
a leitura e escrita, habilidade primordial:
•
Garantir o acesso e permanência do aluno a
escola:
•
Exercitar suas autonomias pessoais com
responsabilidade, desenvolvendo a consciência de sua inserção participativa, nos espaços sociais
em que esta inserida:
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, COMO CARGA HORÁRIA
O curso de Educação de Jovens e adultos (EJA), da E.E.F Irmã Iva,conta
com a presença diária dos alunos, durante todo
o tempo previsto do curso, em números de aulas estabelecida pela Lei,
Federal 9.394/96,sendo estruturado os seguintes níveis:EJA I (1º e 2º ano), EJA
II( 3º ao 5º ano).
A carga horária da EJA (Educação
de Jovens e Adultos) é de 800 horas, sendo distribuído nas áreas da resolução
do Conselho Nacional de Educação (CNE) Nº 02/98, obedecendo aos respectivos níveis.
Áreas
das linguagens e códigos:
Português
Ed. Física
Artes
Ciências
humanas
História
Geografia
Ens. Religioso
Ciências
da natureza e Matemática
Ciências
Matemática.
METODOLOGIA
A EJA (Educação de Jovens e
Adultos) da E.E. F Irmã Iva,é formada por alunos carentes que, não tiveram a
oportunidade de estudos na idade regular
por necessidade maior de trabalhar e sustentar
a família. Muitos vêm a escola
direto de seus trabalhos, cansados de um dia longo e exaustivo, mas presente,
todas as noites, com toda vontade e perseverança. Alguns são vigilantes, domésticos, autônomo,
ambulantes, feirantes e desempregados. Vendo nos estudos a oportunidade de uma
colocação melhor em seus trabalhos. O conhecimento prévio dos alunos é
rigorosamente respeitado pelo professor, acompanhando o ritmo da turma,com a intenção de acrescentar e
oportunizar situações de ensino
aprendizagem,tornando-os cidadãos
críticos e conscientes.
RECURSOS DIDÁTICOS
Os recursos
disponíveis na E.E.F Irmã Iva da EJA (Educação de Jovens e Adultos) é escassa.
Não possuímos outros espaços alem da sala de aula ficando assim limitados a
ela. O pessoal de apoio estende -se ao
núcleo administrativo e técnico disponíveis diariamente. Os nossos materiais
são livro adequados ao EJA, distribuídos pela Secretaria de
Educação,professores especializados na área, e ainda equipamentos como TV e
Vídeo.
CURSOS OFERECIDOS
O curso
de Educação de Jovens e Adultos(EJA), da E.E.F Irmã Iva,funciona com a presença
diária do alunos, durante todo tempo previsto para o curso em números de aula
estabelecida pela lei, sendo estruturado nos seguintes níveis: EJA I (1º e 2º
ano) EJA II ( 3º ao 5º ano).
DURAÇÃO DO CURSO
A EJA ( Educação de
Jovens e Adultos ) tem duração de um ano para cada seguimento. De acordo com a
Lei Federal 9.394/96, nas disciplinas
ministrada por área, deverão ser assim distribuídas:
Áreas
das linguagens e códigos
CHS CHA
Português
05
200
Ed. Física
01 40
Artes
01
40
Ciências
humanas
História
02
80
Geografia
02
80
Ens. Religioso
02
80
Ciências
da natureza e Matemática
Ciências 02 80
Matemática.
05
200
TOTAL GERAL DA CARGA
HORARIA 20 800
IDADE PARA INGRESSO DE CONCLUSÃO
A
idade para ingresso na Eja ( Educação de
Jovens e Adultos) é de no minimo 15 anos, estabelecido pela lei, e
conclusão por tempo indeterminado, já que é um curso voltado para alunos que
não tiveram a oportunidade de estudar no tempo regular.
SONDAGEM DE CONHECIMENTO PARA INGRESSO NO CURSO
Para ingresso do aluno na EJA, é
necessário uma avaliação escrita, realizada pelo aluno e ministrada pelo
professor, onde será diagnosticado o nível do aluno:EJA I (1º e 2º ano) EJA II
( 3º ao 5º ano) .
APOSTILA OU LIVROS ADOTADOS
As apostilas ou livros adotado na Eja,tem sua
escolha de acordo com Programa Nacional de Livro Didático-PNLD. Realiza-se
periodicamente obedecendo o calendário da Secretaria de Educação-SEDUC. Os
Professores são convocados para conhecer as editoras selecionadas as quais apresentam suas coleções para
serem votadas.
COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELOS ALUNOS
No fim do ano, o aluno deverá está
apto a:
•
Desenvolver
a competência da linguagem
materna;
•
Desempenho lógico e linguístico compatível com os padrões das comunidades de
trabalho, competência em leitura e
escrita e raciocínio matemático;
•
Competência em raciocínio operacional com as quatro operações, inclusive sabendo
utilizar a maquina de cálculos para a
resolução de problemas.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
O rendimento
dos alunos será diagnosticado através de:
•
Avaliação
escrita, onde o aluno poderá fazer tantas avaliações quantas necessária,
para alcançar o mínimo exigido pela lei;
•
Participação
e envolvimento com as aulas.
CERTIFICAÇÃO
O
certificado de conclusão do curso de Educação de Jovens e Adultos
(EJA) emitido pela instituição credenciada, contendo:
•
Identificação da Instituição do curso e do aluno;
•
Currículo do curso, incluindo o numero do
parecer de aprovação,duração, carga horaria de cada disciplina;
•
Critério de avaliação;
-->
ESCOLA
DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ IVA
AVENIDA
CARUARU S/Nº BAIRRO SALESIANO
JUAZEIRO
DO NORTE – CE.
PROJETO
RECREIO
DIRIGIDO
JUAZEIRO
DO NORTE - CE
2010
APRESENTAÇÃO
Partindo do principio que
a criança fundamenta sua socialização na escola, a qual aprende a
por em prática os conceitos de convivência, onde está inserido; O
respeito, a solidariedade, a amizade e o convivio social, a escola de
Ensino fundamental Irmã Iva, desenvolve o presente projeto, com o
objetivo de trabalhar a sua clientela no sentido amplo; ensinando as
crianças e os jovens a lidar com os desentendimentos sem negar a
existencia deles. Pois, o conflito é inerente às relações
humanas.
E
através de um olhar atento sobre as relações que se apresentam no
recreio que o educador compreende os problemas que emergem do grupo.
Trazendo assim as soluções de como trabalhar problemas como a
disciplina o alturitarismo e agressões fisicas. É pela observação
e nos estudos de grandes educadores que pautamos o nosso projeto:
Recreio Dirigido. Tendo como base a missão da escola: Oferecer uma
educação de qualidade, formando cidadões criticos, participativos
que deverão saber organizar as suas ideias e defende-las. Sobre tudo
conscientes de seus direitos e deveres na sociedade em que estão
inseridos.
Comprometidos com o
desenvolvimento das pontencialidades do aluno para a sua auto-
realização, qualificando-o para o exercicio consciente da
cidadania.
Ensinando
a respeitar
a dignidade e direitos de todos, serem solidários
e saberem valorizar as diferenças na compreensão da individualidade
de cada um, construindo assim uma sociedade, mas justa e humana.
JUSTIFICATIVA
Tendo
como vista a necessidade de explorar o ambiente físico da escola, e
o pequeno espaço do pátio, no horário do recreio, as crianças vêm
apresentando comportamento inadeguado neste periodo. As frequentes
ocorrencias de quedas, machucados e empurrões passaram a fazer parte
desta rotina. O nucleo gestor professores e funcionários em reunião
resolveram desenvolver o projeto Recreio dirigido. Levou-se em
consideração que a brincadeira faz parte da vida da criança e que
é nela que a mesma se expressa, favorecendo a auto-estima e a
interação de seus pares, propocionando situações de aprendizagem
e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas.
As
brincadeiras e jogos são ferramentas que proporcionam a criança
desafios e possibilita as descobertas e a compreensão de que o mundo
esta cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida
com alegria, emoção, prazer e vivência grupal. Brincar e jogar são
fontes de lazer, e simultanemente, fontes de conhecimento. Esta dupla
natureza nos leva a considerar o brincar parte integrada da atividade
educativa.
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
Segundo
PEREIRA (2001) etimologicamente, brincar (lúdico) vem de brinco +
ar, brinco vem do latim vinculu/viculum, ”laços” através de
forma vinclu, vencru vincro. Então sobre essa dimensão brincar
constitui-se numa atividade de ligação ou vínculo com algo em si
mesmo e com o outro, em suma, é um ato de estar descobrindo,
escolhendo, recriando.
Piaget
(1975), Moyles (1990), Brouce (1991) Maria Montessori (1970/1909),
Pascal e Bertram (1994), Vigotsky, Bennett (1996) entre muitos
outros, produziram vasta documentação sobre o valor do jogo e da
brincadeira em educação, trazendo grandes conhecimentos para que a
escola se focalize cada vez mais nesta realidade, não só nos
dominios das atividades curriculares, mas olhando a problematica para
além da própria sala de aula, procurando encontrar noutos espaços
da escola formas novas, que possibilite um bom desenvolvimento nas
crianças através do brincar e jogar entre si, informalmente.
Nesta
conformidade, o recreio escolar adquire a dimensão de elemento
integrante de um lugar que se assume cada vez mais como determinante
na vida das crianças, pelo aparecimento de novas responsabilidades
que agora se colocam a escola e, concomitante, a sua condição de
alunos, que emerge como refere sacristán (2003:20), da necessidade
de uma escolaridade que as eduque no respeito pela sua dignidade
humana, e esta escolaridade não se podem confinar às quatro paredes
de uma sala de aula, ou seja, centralizar-se apenas no seu componente
curricular.
OBJETIVOS
GERAL:
Trabalhar
à agressividade da criança, promover o sentimento de solidariedade
e companheirismo.
ESPECIFICOS:
●
Promover a sociabilidade
através de jogos e brincadeiras, possibilitando que a criança
conheça a si e aprenda a lidar com os outros, procurando soluções
para os conflitos pessoais que surgem durante as atividades
recreativas.
●
Estimular o potencial
lúdico das crianças através do desenvolvimento de atividades com
brincadeiras.
●
Promover a solidariedade
e a paz, desenvolvendo juntamente com os funcionários momentos de
recreio dirigido a partir dos brinquedos e brincadeiras desenvolvidas
pelas crianças.
METODOLOGIA
Educando
através do lúdico, ensinando disciplina, limites e respeito.
Despertando nas crianças a solidariedade, participação e
criatividade. Atividades estas que seram consolidadas na convivência
social no horario do recreio.
●
Divisão do pátio,
delimitando espaços com jogos e brincadeiras.
● Área
descoberta reservada para pula- corda.
● Area
coberta e corredores são destribuidos jogos, quebra-cabeça,
amarelinha, boliche etc.
● Cada
espaço físico com atividade recreativo é monitorado pelo núcleo
gestor e funcionários.
●
Cantinho da disciplina.
MATERIAL
Jogos:
Dama, dominó, jogo da velha, jogo da memória, quebra – cabeça,
dominó do transito, jogos de estrategias, jogo de encaixe e de
montar castelos.
Brincadeiras:
Pula- corda, amarelinha, boliche, trancelim, bambolê, totó e
futebol em botões
RECURSOS
HUMANOS
Monitoramento
dos espaços físicos:
Coordenadora
Pedagógica: Ìris Maria Ferreira de Alencar
Agente
Administrativa: Cícera Samara de Menezes Bezerra
Digitadora:
Maria José de Oliveira
Professora
(biblioteca): Rosa de Brito Filha
Apoio
Administrativo: Maria Neuza de Sousa, Ariane Rodrigues da Costa e
Leila Renata Dantas Uchôa.
Controle
Disciplinar: Maria José de Oliveira
É
observado à disciplina dos alunos e os que se apresentam com
comportamento que cause conflito é anotado o nome em uma caderneta,
retirado do recreio seguinte e emcaminhado para a direção para uma
orientação disciplinar.
Orientação
Disciplinar: Maria Socorro Macêdo Simões (Diretora Administrativa)
Na
sala da direção são recebidos os alunos que não estão no recreio
para a aplicação de normas disciplinares e uma orientação quanto
ao convivio social.
Através
de um diálogo da diretora com os alunos é realizado um trabalho de
reeducação comportamental.
OBS:
As
professoras
não atuam no horário do recreio por estarem em intervalo de
descanso. O apoio ao recreio é dado em sala de aula, orientando o
aluno quanto ao comportamento no horário do recreio.
CRONOGRAMA
2010
- 2012
HORARIO
|
SEGUNDA
FEIRA
|
TERÇA
FEIRA
|
QUARTA
FEIRA
|
QUINTA
FEIRA
|
SEXTA
FEIRA
|
09h30min
a 09h50min
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
15h30min
15h50min
|
X
|
X
|
X
|
X
|
AVALIAÇÃO
É
observado o desempenho dos alunos bem como a disciplina, criatividade
e companheirismo; sendo reconstruida as ações de acordo com a nova
realidade que surge. O objetivo é de sempre se adequar as
necessidades do momento.
REFERÊNCIAS
BROUGÈRE,
G. (1998). Jogo
e educação.
Porto Alegre: Artes Médicas
FERREIRA e PEREIRA
(2002). Os materiais lúdicos nos recreios e a prevenção do
“bullying” na
escola (pp 235-247). In Pereira, Beatriz e Pinto, Adelina Paula
(coords.)
(2001). A
escola e a criança em risco: intervir para prevenir,
Porto, Asa, Colecção em
Foco.
MARQUES, A.R. (2001).
A intervenção no recreio e a prevenção de comportamentos
anti-sociais. In
Pereira, B. e Pinto, A. P. (Coord.). A
Escola e a Criança em Risco:
Intervir
para Prevenir.
Porto: Edições ASA, p. 183-196
MARIA MONTESSORI,
(1909) A descoberta da criança.
NETO, Carlos (1998). O
Desenvolvimento da Criança e a Perspectiva Ecológica do
Jogo. In
KREBI,
Rui, COLETTI, Fernando e BELTRAM, Thaís (Orgs.) Discutindo
o
Desenvolvimento
Infantil.
Brasil: Sociedade Internacional Para o Estudo da Criança.
PEREIRA, B., NETO, C.,
SMITH, P. K. & ANGULO J.C. (2002). Reinventar
los
Espacios de Recreo.
Prevenir los comportamientos agresivos.
Cultura y Educación 14
(3)
297-311.
PIAGET, (1979) A
formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro; Zahar Editores.
SACRISTÁN,
Gimeno (2003). O
Aluno como Invenção.
Porto: Porto Edit ora.
ESCOLA
DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ IVA
AV.
CARUARU S/N – BAIRRO: SALESIANO
JUAZEIRO
DO NORTE – CE
PROJETO
ARTE E EDUCAÇÃO
JUAZEIRO
DO NORTE – CE
2012
APRESENTAÇÃO
DO PROJETO
ATIVIDADE:
Curso de pintura em tecido e em madeira. Decoupage em sabonetes e em
vidros.
DURAÇÃO:
08 de Maio de 2012 à 15 de Julho de 2012.
LOCAL:
Escola de Ensino Fundamental Irmã Iva, localizada na avenida Caruaru
s/n, bairro Salesiano – Juazeiro do Norte – ce.
PÚBLICO
ALVO: Alunos e funcionários da escola e comunidade.
INSTRUTORA:
Luzia do Nascimento Thel.
COORDENADORA:
Rosa de Brito Filha.
JUSTIFICATIVA
O presente projeto
visa preparar os alunos e comunidade no desempenho das atividades
artísticas
com segurança, tornando-os aptos a futuras profissões.
Sendo parte
integrante do plano de ação da biblioteca o projeto conta com o
apoio do núcleo gestor, professores e funcionários para o
desenvolvimento eficaz dos trabalhos.
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
o conhecimento das técnicas de pintura e decoupage através de aulas
teóricas e praticas, proporcionando aos participantes fazerem uso do
aprendizado com demonstrações de trabalhos futuros, tendo a
oportunidade de apresentarem seus dons artísticos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Incentivar o aluno a participar das aulas para obter um rendimento melhor na sua aprendizagem.
- Ajudar a desenvolver a criatividade do aluno nas diversas criações dos desenhos.
- Conhecer todo o material: tintas, cores e papeis aprendendo o manuseio correto, aplicação e a conservação deste material.
- Aprendizado seguindo as apostilas passo a passo com informações precisas para um seguimento de estudo correto.
METODOLOGIA
Iniciar com a
pintura no molde vazado, ou seja, pecinha de plástico com desenhos
usando um pincel largo (broxa) e desenho com pintura no tecido de
algodão. A aplicação das tintas para tecido será de diversas
cores, principalmente as cores primárias.
Trabalhar a
découpage com colagem no tecido, papel, lencinhos finos de papel,
cola pano e cola gel, termolina leitosa e clareador.
Pintura na seda
transparente usando grade de madeira para esticar o pano, tintas
aquarela e dimensional nas diversas cores e pincel macio.
Pintura em sabonetes
usando uma pintura simples ou decoupage, lantejoula e cola gel.
Pintura em madeira
que consiste em fazer uso de uma peça de madeira MDF, tintas
acrílicas ou artesanato (PVA), lixa e pincel adequado.
MATERIAL:
Tecido de algodão, tintas para tecido nas diversas cores, pinceis em
três tamanhos, papel vegetal e folhas de carbono. Cola permanete e
cola gel, termolina leitosa e verniz vitral. Fita adesiva, lápis
para desenho e caneta. Tábua de madeira ou eucatex, álcool, lixas,
tinta acrílica aquarela e dimensional, solvente. Sabonetes, e
saboneteiras, papel para decoupage, cola para lantejoula, vidro. Peça
de madeira (MDF), tintas acrílicas e artesanato (PVA), rolo de
espuma.
AÇÕES
- Ministrar as aulas três vezes por semana das 19:00 horas as 21:00 horas durante 20 dias.
- Iniciar com aulas teóricas e em seguida aulas práticas.
- Repassar os desenhos em carbonos e folhas finas para o tecido e pintar nas diversas cores.
- Apresentar aos alunos o material do curso com explicações e uso correto.
- Fazer exposição dos trabalhos no final do curso, programação realizada pela escola.
AVALIAÇÃO
Será observado o
desempenho de cada participante como também sua frequência. As
habilidades de cada um serão pontuadas, e no final do curso
receberam certificados.
PROJETO
REEDUCANDO PARA O FUTURO
APRESENTAÇÃO
A Professora desta Unidade de Ensino, em parceria com a mesma elaborou este Projeto com o fim de resgatar o respeito, a disciplina e responsabilidade, valores que parecem esquecidos devido à modernidade. Saber controlar-se é também uma forma de vida.
A Professora desta Unidade de Ensino, em parceria com a mesma elaborou este Projeto com o fim de resgatar o respeito, a disciplina e responsabilidade, valores que parecem esquecidos devido à modernidade. Saber controlar-se é também uma forma de vida.
JUSTIFICATIVA
O Projeto TUDO TEM SUA HORA justifica-se, pela dificuldade de relacionamento observado entre alguns alunos desta escola, e deter a atenção dos mesmos no tocante ao tempo utilizado para o aprendizado, busca-se então uma forma criativa para mostrar-lhes como administrar o seu tempo e sua necessidade.
METODOLOGIA
Foi confeccionado um flanelógrafo e nele colocados os nomes dos respectivos alunos. Cada aluno tem direito a duas fichas para serem utilizadas pelo mesmo quando ele tiver com interesse em usar o toilet ou mesmo beber água. Ele não terá mais nenhuma ficha e, portanto deverá administrá-la durante o período em que estiver em sala. O professor deve instruir o aluno a usá-lo adequadamente. EX.: Quando solicitar ao professor sua saída, o aluno deve aproveitar para beber água após ir ao banheiro. O professor de sala polivalente pode destacar o líder da sala ou a escolha para ir retirando do flanelógrafo as fichas de alunos que forem autorizados a sair. Quem esgotar as fichas, esgotou as saídas. Com este controle o aluno e professor terão aproveitamento no decorrer das aulas.
Foi confeccionado um flanelógrafo e nele colocados os nomes dos respectivos alunos. Cada aluno tem direito a duas fichas para serem utilizadas pelo mesmo quando ele tiver com interesse em usar o toilet ou mesmo beber água. Ele não terá mais nenhuma ficha e, portanto deverá administrá-la durante o período em que estiver em sala. O professor deve instruir o aluno a usá-lo adequadamente. EX.: Quando solicitar ao professor sua saída, o aluno deve aproveitar para beber água após ir ao banheiro. O professor de sala polivalente pode destacar o líder da sala ou a escolha para ir retirando do flanelógrafo as fichas de alunos que forem autorizados a sair. Quem esgotar as fichas, esgotou as saídas. Com este controle o aluno e professor terão aproveitamento no decorrer das aulas.
OBJETIVOS
- Incentivar a participação do grupo, promovendo a socialização.
- Valorizar as pessoas como Ser Social;
- Trabalhar a Criatividade;
- Resgatar o respeito, a disciplina e responsabilidade enquanto ser social.
PROJETO
REEDUCANDO PARA O FUTURO
IDEALIZADORA: PROF.ª
ALEXANDRA PAULA C. DE ALENCAR
APOIO: DIREÇÃO DA
E.E. F IRMÃ IVA – 2011
JUAZEIRO DO NORTE -
CE
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
HARRISON,
Hazel – Técnicas de Desenho e Pintura, editado no Brasil
pela EDELBRA ind. Gráfica e Editora Ltda. Erechim – RS, 1994.
VALADARES,
Solange e DINIZ, Célia – Arte no cotidiano escolar, volume
2, Editora Fapi Industria Gráfica Ltda. Belo Horizonte, 2001.
VALADARES,
Solange e DINIZ, Célia – Arte no cotidiano escolar, volume
3, Editora Fapi Industria Gráfica Ltda. Belo Horizonte, 2001.
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