Projetos

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ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ IVA
AV. CARUARU S/N – BAIRRO: SALESIANO
JUAZEIRO DO NORTE – CE
















PROJETO ARTE E EDUCAÇÃO


JUAZEIRO DO NORTE – CE
2012


APRESENTAÇÃO DO PROJETO



ATIVIDADE: Curso de pintura em tecido e em madeira. Decoupage em sabonetes e em vidros.


DURAÇÃO: 08 de Maio de 2012 à 15 de Julho de 2012.


LOCAL: Escola de Ensino Fundamental Irmã Iva, localizada na avenida Caruaru s/n, bairro Salesiano – Juazeiro do Norte – ce.


PÚBLICO ALVO: Alunos e funcionários da escola e comunidade.


INSTRUTORA: Luzia do Nascimento Thel.


COORDENADORA: Rosa de Brito Filha.



JUSTIFICATIVA


O presente projeto visa preparar os alunos e comunidade no desempenho das atividades artísticas com segurança, tornando-os aptos a futuras profissões.
Sendo parte integrante do plano de ação da biblioteca o projeto conta com o apoio do núcleo gestor, professores e funcionários para o desenvolvimento eficaz dos trabalhos.

OBJETIVO GERAL


Desenvolver o conhecimento das técnicas de pintura e decoupage através de aulas teóricas e praticas, proporcionando aos participantes fazerem uso do aprendizado com demonstrações de trabalhos futuros, tendo a oportunidade de apresentarem seus dons artísticos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Incentivar o aluno a participar das aulas para obter um rendimento melhor na sua aprendizagem.
  • Ajudar a desenvolver a criatividade do aluno nas diversas criações dos desenhos.
  • Conhecer todo o material: tintas, cores e papeis aprendendo o manuseio correto, aplicação e a conservação deste material.
  • Aprendizado seguindo as apostilas passo a passo com informações precisas para um seguimento de estudo correto.


METODOLOGIA

Iniciar com a pintura no molde vazado, ou seja, pecinha de plástico com desenhos usando um pincel largo (broxa) e desenho com pintura no tecido de algodão. A aplicação das tintas para tecido será de diversas cores, principalmente as cores primárias.
Trabalhar a découpage com colagem no tecido, papel, lencinhos finos de papel, cola pano e cola gel, termolina leitosa e clareador.
Pintura na seda transparente usando grade de madeira para esticar o pano, tintas aquarela e dimensional nas diversas cores e pincel macio.
Pintura em sabonetes usando uma pintura simples ou decoupage, lantejoula e cola gel.
Pintura em madeira que consiste em fazer uso de uma peça de madeira MDF, tintas acrílicas ou artesanato (PVA), lixa e pincel adequado.

MATERIAL: Tecido de algodão, tintas para tecido nas diversas cores, pinceis em três tamanhos, papel vegetal e folhas de carbono. Cola permanete e cola gel, termolina leitosa e verniz vitral. Fita adesiva, lápis para desenho e caneta. Tábua de madeira ou eucatex, álcool, lixas, tinta acrílica aquarela e dimensional, solvente. Sabonetes, e saboneteiras, papel para decoupage, cola para lantejoula, vidro. Peça de madeira (MDF), tintas acrílicas e artesanato (PVA), rolo de espuma.



AÇÕES

  • Ministrar as aulas três vezes por semana das 19:00 horas as 21:00 horas durante 20 dias.
  • Iniciar com aulas teóricas e em seguida aulas práticas.
  • Repassar os desenhos em carbonos e folhas finas para o tecido e pintar nas diversas cores.
  • Apresentar aos alunos o material do curso com explicações e uso correto.
  • Fazer exposição dos trabalhos no final do curso, programação realizada pela escola.




AVALIAÇÃO


Será observado o desempenho de cada participante como também sua frequência. As habilidades de cada um serão pontuadas, e no final do curso receberam certificados.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




HARRISON, Hazel – Técnicas de Desenho e Pintura, editado no Brasil pela EDELBRA ind. Gráfica e Editora Ltda. Erechim – RS, 1994.

VALADARES, Solange e DINIZ, Célia – Arte no cotidiano escolar, volume 2, Editora Fapi Industria Gráfica Ltda. Belo Horizonte, 2001.

VALADARES, Solange e DINIZ, Célia – Arte no cotidiano escolar, volume 3, Editora Fapi Industria Gráfica Ltda. Belo Horizonte, 2001.
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ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ IVA
AV. CARUARU S/N – BAIRRO: SALESIANO
JUAZEIRO DO NORTE – CE
















PROJETO ARTE E EDUCAÇÃO






















JUAZEIRO DO NORTE – CE
2012



APRESENTAÇÃO DO PROJETO



ATIVIDADE: Curso de pintura em tecido e em madeira. Decoupage em sabonetes e em vidros.


DURAÇÃO: 08 de Maio de 2012 à 15 de Julho de 2012.


LOCAL: Escola de Ensino Fundamental Irmã Iva, localizada na avenida Caruaru s/n, bairro Salesiano – Juazeiro do Norte – ce.


PÚBLICO ALVO: Alunos e funcionários da escola e comunidade.


INSTRUTORA: Luzia do Nascimento Thel.


COORDENADORA: Rosa de Brito Filha.





















JUSTIFICATIVA


O presente projeto visa preparar os alunos e comunidade no desempenho das atividades artísticas com segurança, tornando-os aptos a futuras profissões.
Sendo parte integrante do plano de ação da biblioteca o projeto conta com o apoio do núcleo gestor, professores e funcionários para o desenvolvimento eficaz dos trabalhos.

OBJETIVO GERAL


Desenvolver o conhecimento das técnicas de pintura e decoupage através de aulas teóricas e praticas, proporcionando aos participantes fazerem uso do aprendizado com demonstrações de trabalhos futuros, tendo a oportunidade de apresentarem seus dons artísticos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Incentivar o aluno a participar das aulas para obter um rendimento melhor na sua aprendizagem.
  • Ajudar a desenvolver a criatividade do aluno nas diversas criações dos desenhos.
  • Conhecer todo o material: tintas, cores e papeis aprendendo o manuseio correto, aplicação e a conservação deste material.
  • Aprendizado seguindo as apostilas passo a passo com informações precisas para um seguimento de estudo correto.


METODOLOGIA

Iniciar com a pintura no molde vazado, ou seja, pecinha de plástico com desenhos usando um pincel largo (broxa) e desenho com pintura no tecido de algodão. A aplicação das tintas para tecido será de diversas cores, principalmente as cores primárias.
Trabalhar a découpage com colagem no tecido, papel, lencinhos finos de papel, cola pano e cola gel, termolina leitosa e clareador.
Pintura na seda transparente usando grade de madeira para esticar o pano, tintas aquarela e dimensional nas diversas cores e pincel macio.
Pintura em sabonetes usando uma pintura simples ou decoupage, lantejoula e cola gel.
Pintura em madeira que consiste em fazer uso de uma peça de madeira MDF, tintas acrílicas ou artesanato (PVA), lixa e pincel adequado.

MATERIAL: Tecido de algodão, tintas para tecido nas diversas cores, pinceis em três tamanhos, papel vegetal e folhas de carbono. Cola permanete e cola gel, termolina leitosa e verniz vitral. Fita adesiva, lápis para desenho e caneta. Tábua de madeira ou eucatex, álcool, lixas, tinta acrílica aquarela e dimensional, solvente. Sabonetes, e saboneteiras, papel para decoupage, cola para lantejoula, vidro. Peça de madeira (MDF), tintas acrílicas e artesanato (PVA), rolo de espuma.



AÇÕES

  • Ministrar as aulas três vezes por semana das 19:00 horas as 21:00 horas durante 20 dias.
  • Iniciar com aulas teóricas e em seguida aulas práticas.
  • Repassar os desenhos em carbonos e folhas finas para o tecido e pintar nas diversas cores.
  • Apresentar aos alunos o material do curso com explicações e uso correto.
  • Fazer exposição dos trabalhos no final do curso, programação realizada pela escola.




AVALIAÇÃO


Será observado o desempenho de cada participante como também sua frequência. As habilidades de cada um serão pontuadas, e no final do curso receberam certificados.
































REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




HARRISON, Hazel – Técnicas de Desenho e Pintura, editado no Brasil pela EDELBRA ind. Gráfica e Editora Ltda. Erechim – RS, 1994.

VALADARES, Solange e DINIZ, Célia – Arte no cotidiano escolar, volume 2, Editora Fapi Industria Gráfica Ltda. Belo Horizonte, 2001.

VALADARES, Solange e DINIZ, Célia – Arte no cotidiano escolar, volume 3, Editora Fapi Industria Gráfica Ltda. Belo Horizonte, 2001.
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ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ IVA
AV. CARUARU S/N – BAIRRO: SALESIANO
JUAZEIRO DO NORTE – CE
















PROJETO ARTE E EDUCAÇÃO






















JUAZEIRO DO NORTE – CE
2012



APRESENTAÇÃO DO PROJETO



ATIVIDADE: Curso de pintura em tecido e em madeira. Decoupage em sabonetes e em vidros.


DURAÇÃO: 08 de Maio de 2012 à 15 de Julho de 2012.


LOCAL: Escola de Ensino Fundamental Irmã Iva, localizada na avenida Caruaru s/n, bairro Salesiano – Juazeiro do Norte – ce.


PÚBLICO ALVO: Alunos e funcionários da escola e comunidade.


INSTRUTORA: Luzia do Nascimento Thel.


COORDENADORA: Rosa de Brito Filha.





















JUSTIFICATIVA


O presente projeto visa preparar os alunos e comunidade no desempenho das atividades artísticas com segurança, tornando-os aptos a futuras profissões.
Sendo parte integrante do plano de ação da biblioteca o projeto conta com o apoio do núcleo gestor, professores e funcionários para o desenvolvimento eficaz dos trabalhos.

OBJETIVO GERAL


Desenvolver o conhecimento das técnicas de pintura e decoupage através de aulas teóricas e praticas, proporcionando aos participantes fazerem uso do aprendizado com demonstrações de trabalhos futuros, tendo a oportunidade de apresentarem seus dons artísticos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Incentivar o aluno a participar das aulas para obter um rendimento melhor na sua aprendizagem.
  • Ajudar a desenvolver a criatividade do aluno nas diversas criações dos desenhos.
  • Conhecer todo o material: tintas, cores e papeis aprendendo o manuseio correto, aplicação e a conservação deste material.
  • Aprendizado seguindo as apostilas passo a passo com informações precisas para um seguimento de estudo correto.


METODOLOGIA

Iniciar com a pintura no molde vazado, ou seja, pecinha de plástico com desenhos usando um pincel largo (broxa) e desenho com pintura no tecido de algodão. A aplicação das tintas para tecido será de diversas cores, principalmente as cores primárias.
Trabalhar a découpage com colagem no tecido, papel, lencinhos finos de papel, cola pano e cola gel, termolina leitosa e clareador.
Pintura na seda transparente usando grade de madeira para esticar o pano, tintas aquarela e dimensional nas diversas cores e pincel macio.
Pintura em sabonetes usando uma pintura simples ou decoupage, lantejoula e cola gel.
Pintura em madeira que consiste em fazer uso de uma peça de madeira MDF, tintas acrílicas ou artesanato (PVA), lixa e pincel adequado.

MATERIAL: Tecido de algodão, tintas para tecido nas diversas cores, pinceis em três tamanhos, papel vegetal e folhas de carbono. Cola permanete e cola gel, termolina leitosa e verniz vitral. Fita adesiva, lápis para desenho e caneta. Tábua de madeira ou eucatex, álcool, lixas, tinta acrílica aquarela e dimensional, solvente. Sabonetes, e saboneteiras, papel para decoupage, cola para lantejoula, vidro. Peça de madeira (MDF), tintas acrílicas e artesanato (PVA), rolo de espuma.



AÇÕES

  • Ministrar as aulas três vezes por semana das 19:00 horas as 21:00 horas durante 20 dias.
  • Iniciar com aulas teóricas e em seguida aulas práticas.
  • Repassar os desenhos em carbonos e folhas finas para o tecido e pintar nas diversas cores.
  • Apresentar aos alunos o material do curso com explicações e uso correto.
  • Fazer exposição dos trabalhos no final do curso, programação realizada pela escola.




AVALIAÇÃO


Será observado o desempenho de cada participante como também sua frequência. As habilidades de cada um serão pontuadas, e no final do curso receberam certificados.
































REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




HARRISON, Hazel – Técnicas de Desenho e Pintura, editado no Brasil pela EDELBRA ind. Gráfica e Editora Ltda. Erechim – RS, 1994.

VALADARES, Solange e DINIZ, Célia – Arte no cotidiano escolar, volume 2, Editora Fapi Industria Gráfica Ltda. Belo Horizonte, 2001.

VALADARES, Solange e DINIZ, Célia – Arte no cotidiano escolar, volume 3, Editora Fapi Industria Gráfica Ltda. Belo Horizonte, 2001.



     E.E.F. IRMÃ IVA
     AV. Caruaru S/Nº- Salesianos
     CEP: 63050-180- Juazeiro do Norte
     TEL: 3512.7045
     CNPJ: 01.918.587./0001-85





         PROJETO PEDAGÓGICO DA EJA
       

     ( EDUCAÇÃO DE JOVENS E    ADULTOS)





     E.E.F. IRMÃ IVA






  Juazeiro do Norte
2012





PROJETO PEDAGÓGICO DA EJA, RESOLUÇÃO Nº 363/00-CEC



JUSTIFICATIVA

    A  clientela dos alunos da Eja (Educação de Jovens e Adultos) da E.E.F. Irmã Iva, é de baixa renda na sua grande maioria mulheres. Algumas trabalham fora para manter o sustento da família e outras, são apenas donas de casa. Alguns alunos possuem escolarização  anterior e tiveram de deixar os estudos por motivos maiores. Alguns não possuem nenhum histórico escolar anterior.
    Os recursos disponíveis na E.E.F. Irmã Iva da EJA (Educação de Jovens e Adultos) é escassa. Não possuímos  outros espaços  alem das salas de aula,sendo assim limitados a ela. O pessoal de apoio estende-se ao núcleo administrativo e técnico disponíveis diariamente. Os nossos materiais são livros adequados  a EJA , distribuídos pela Secretaria de Educação,professores especializados na área , e ainda equipamentos como TV e vídeo.


OBJETIVOS

GERAIS:

                     Melhorar sua condição de cidadania, desenvolvendo atitudes participativas e conhecendo melhor seus direitos  e deveres de cidadão.
                     Aumentar a auto-estima de nossos alunos,fortalecendo a confiança em sua capacidade de aprendizagem valorizando a educação como meio de desenvolvimento pessoal e social:

ESPECÍFICOS:

                     Dominar os instrumentos da cultura letrada como a leitura e escrita, habilidade primordial:
                     Garantir o acesso e permanência do aluno a escola:
                     Exercitar suas autonomias pessoais com responsabilidade, desenvolvendo a consciência de sua  inserção participativa, nos espaços sociais em que esta inserida:



ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, COMO CARGA HORÁRIA


   O curso de Educação de Jovens e adultos (EJA), da E.E.F Irmã Iva,conta com a presença diária dos alunos, durante todo  o tempo previsto do curso, em números de aulas estabelecida pela Lei, Federal 9.394/96,sendo estruturado os seguintes níveis:EJA I (1º e 2º ano), EJA II( 3º ao 5º ano).
A carga horária da EJA (Educação de Jovens e Adultos) é de 800 horas, sendo distribuído nas áreas da resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) Nº 02/98, obedecendo aos respectivos níveis.

Áreas das linguagens e códigos:
Português                                                                                                          
 Ed. Física                                                       
 Artes                                     
Ciências humanas
História                                                           
Geografia                                                      
Ens. Religioso                                                  
Ciências da natureza e Matemática
Ciências                                                          
Matemática.                                                                                  




METODOLOGIA


A EJA (Educação de Jovens e Adultos) da E.E. F Irmã Iva,é formada por alunos carentes que, não tiveram a oportunidade  de estudos na idade regular por necessidade  maior  de trabalhar e sustentar
a família. Muitos vêm a escola direto de seus trabalhos, cansados de um dia longo e exaustivo, mas presente, todas as noites, com toda vontade e perseverança.  Alguns são vigilantes, domésticos, autônomo, ambulantes, feirantes e desempregados. Vendo nos estudos a oportunidade de uma colocação melhor em seus trabalhos. O conhecimento prévio dos alunos é rigorosamente respeitado pelo professor, acompanhando o ritmo  da turma,com a intenção de acrescentar e oportunizar situações   de ensino aprendizagem,tornando-os  cidadãos críticos e conscientes.


RECURSOS DIDÁTICOS


Os recursos disponíveis na E.E.F Irmã Iva da EJA (Educação de Jovens e Adultos) é escassa. Não possuímos outros espaços alem da sala de aula ficando assim limitados a ela. O pessoal de apoio  estende -se ao núcleo administrativo e técnico disponíveis diariamente. Os nossos materiais são livro adequados ao EJA, distribuídos pela Secretaria de Educação,professores especializados na área, e ainda equipamentos como TV e Vídeo.


 

CURSOS OFERECIDOS

 O curso de Educação de Jovens e Adultos(EJA), da E.E.F Irmã Iva,funciona com a presença diária do alunos, durante todo tempo previsto para o curso em números de aula estabelecida pela lei, sendo estruturado nos seguintes níveis: EJA I (1º e 2º ano) EJA II ( 3º ao 5º ano).




DURAÇÃO DO CURSO

A EJA ( Educação de Jovens e Adultos ) tem duração de um ano para cada seguimento. De acordo com a Lei Federal  9.394/96, nas disciplinas ministrada por área, deverão ser assim distribuídas:


 Áreas das linguagens e códigos

                                                                        CHS                          CHA

 Português                                                        05                              200              
 Ed. Física                                                        01                                40
Artes                                                                01                                40

Ciências humanas
História                                                            02                               80
Geografia                                                         02                               80
Ens. Religioso                                                  02                               80

Ciências da natureza e Matemática
Ciências                                                           02                               80
Matemática.                                                     05                              200


TOTAL GERAL DA CARGA HORARIA   20                             800




IDADE PARA INGRESSO DE CONCLUSÃO


    A idade  para ingresso na Eja ( Educação de Jovens  e Adultos) é de  no minimo 15 anos, estabelecido pela lei, e conclusão por tempo indeterminado, já que é um curso voltado para alunos que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo regular.



SONDAGEM DE CONHECIMENTO PARA INGRESSO NO CURSO

Para ingresso do aluno na EJA, é necessário uma avaliação escrita, realizada pelo aluno e ministrada pelo professor, onde será diagnosticado o nível do aluno:EJA I (1º e 2º ano) EJA II ( 3º ao 5º ano) .


APOSTILA OU LIVROS ADOTADOS



      As apostilas ou livros adotado na Eja,tem sua escolha de acordo com Programa Nacional de Livro Didático-PNLD. Realiza-se periodicamente obedecendo o calendário da Secretaria de Educação-SEDUC. Os Professores são convocados para conhecer as editoras selecionadas  as quais apresentam suas coleções para serem  votadas. 


COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELOS ALUNOS

No fim do ano, o aluno deverá está apto a:

                     Desenvolver  a competência  da linguagem materna;
                     Desempenho lógico e linguístico  compatível com os padrões das comunidades de trabalho, competência em leitura  e escrita e raciocínio matemático;
                     Competência em raciocínio operacional  com as quatro operações, inclusive sabendo utilizar a maquina de cálculos para  a resolução de problemas.



SISTEMA DE AVALIAÇÃO

    O  rendimento  dos alunos será diagnosticado através de:
                     Avaliação  escrita, onde o aluno poderá fazer tantas avaliações quantas necessária, para alcançar o mínimo exigido pela lei;
                     Participação  e  envolvimento com as aulas.


CERTIFICAÇÃO

 
O  certificado  de conclusão  do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) emitido pela instituição credenciada, contendo:


                     Identificação da Instituição do curso e do aluno;
                     Currículo do curso, incluindo o numero do parecer de aprovação,duração, carga horaria de cada disciplina;
                     Critério de avaliação;
                     Resultados alcançados pelo aluno(art. 25).


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ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ IVA
AVENIDA CARUARU S/Nº BAIRRO SALESIANO
JUAZEIRO DO NORTE – CE.


PROJETO
RECREIO DIRIGIDO


JUAZEIRO DO NORTE - CE
2010


APRESENTAÇÃO

Partindo do principio que a criança fundamenta sua socialização na escola, a qual aprende a por em prática os conceitos de convivência, onde está inserido; O respeito, a solidariedade, a amizade e o convivio social, a escola de Ensino fundamental Irmã Iva, desenvolve o presente projeto, com o objetivo de trabalhar a sua clientela no sentido amplo; ensinando as crianças e os jovens a lidar com os desentendimentos sem negar a existencia deles. Pois, o conflito é inerente às relações humanas.
E através de um olhar atento sobre as relações que se apresentam no recreio que o educador compreende os problemas que emergem do grupo. Trazendo assim as soluções de como trabalhar problemas como a disciplina o alturitarismo e agressões fisicas. É pela observação e nos estudos de grandes educadores que pautamos o nosso projeto: Recreio Dirigido. Tendo como base a missão da escola: Oferecer uma educação de qualidade, formando cidadões criticos, participativos que deverão saber organizar as suas ideias e defende-las. Sobre tudo conscientes de seus direitos e deveres na sociedade em que estão inseridos.
Comprometidos com o desenvolvimento das pontencialidades do aluno para a sua auto- realização, qualificando-o para o exercicio consciente da cidadania.
Ensinando a respeitar a dignidade e direitos de todos, serem solidários e saberem valorizar as diferenças na compreensão da individualidade de cada um, construindo assim uma sociedade, mas justa e humana.


JUSTIFICATIVA

Tendo como vista a necessidade de explorar o ambiente físico da escola, e o pequeno espaço do pátio, no horário do recreio, as crianças vêm apresentando comportamento inadeguado neste periodo. As frequentes ocorrencias de quedas, machucados e empurrões passaram a fazer parte desta rotina. O nucleo gestor professores e funcionários em reunião resolveram desenvolver o projeto Recreio dirigido. Levou-se em consideração que a brincadeira faz parte da vida da criança e que é nela que a mesma se expressa, favorecendo a auto-estima e a interação de seus pares, propocionando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas.
As brincadeiras e jogos são ferramentas que proporcionam a criança desafios e possibilita as descobertas e a compreensão de que o mundo esta cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal. Brincar e jogar são fontes de lazer, e simultanemente, fontes de conhecimento. Esta dupla natureza nos leva a considerar o brincar parte integrada da atividade educativa.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo PEREIRA (2001) etimologicamente, brincar (lúdico) vem de brinco + ar, brinco vem do latim vinculu/viculum, ”laços” através de forma vinclu, vencru vincro. Então sobre essa dimensão brincar constitui-se numa atividade de ligação ou vínculo com algo em si mesmo e com o outro, em suma, é um ato de estar descobrindo, escolhendo, recriando.

Piaget (1975), Moyles (1990), Brouce (1991) Maria Montessori (1970/1909), Pascal e Bertram (1994), Vigotsky, Bennett (1996) entre muitos outros, produziram vasta documentação sobre o valor do jogo e da brincadeira em educação, trazendo grandes conhecimentos para que a escola se focalize cada vez mais nesta realidade, não só nos dominios das atividades curriculares, mas olhando a problematica para além da própria sala de aula, procurando encontrar noutos espaços da escola formas novas, que possibilite um bom desenvolvimento nas crianças através do brincar e jogar entre si, informalmente.

Nesta conformidade, o recreio escolar adquire a dimensão de elemento integrante de um lugar que se assume cada vez mais como determinante na vida das crianças, pelo aparecimento de novas responsabilidades que agora se colocam a escola e, concomitante, a sua condição de alunos, que emerge como refere sacristán (2003:20), da necessidade de uma escolaridade que as eduque no respeito pela sua dignidade humana, e esta escolaridade não se podem confinar às quatro paredes de uma sala de aula, ou seja, centralizar-se apenas no seu componente curricular.



OBJETIVOS

GERAL:
Trabalhar à agressividade da criança, promover o sentimento de solidariedade e companheirismo.

ESPECIFICOS:
Promover a sociabilidade através de jogos e brincadeiras, possibilitando que a criança conheça a si e aprenda a lidar com os outros, procurando soluções para os conflitos pessoais que surgem durante as atividades recreativas.
Estimular o potencial lúdico das crianças através do desenvolvimento de atividades com brincadeiras.
Promover a solidariedade e a paz, desenvolvendo juntamente com os funcionários momentos de recreio dirigido a partir dos brinquedos e brincadeiras desenvolvidas pelas crianças.

METODOLOGIA

Educando através do lúdico, ensinando disciplina, limites e respeito. Despertando nas crianças a solidariedade, participação e criatividade. Atividades estas que seram consolidadas na convivência social no horario do recreio.
Divisão do pátio, delimitando espaços com jogos e brincadeiras.
Área descoberta reservada para pula- corda.
Area coberta e corredores são destribuidos jogos, quebra-cabeça, amarelinha, boliche etc.
Cada espaço físico com atividade recreativo é monitorado pelo núcleo gestor e funcionários.
Cantinho da disciplina.

MATERIAL

Jogos: Dama, dominó, jogo da velha, jogo da memória, quebra – cabeça, dominó do transito, jogos de estrategias, jogo de encaixe e de montar castelos.
Brincadeiras: Pula- corda, amarelinha, boliche, trancelim, bambolê, totó e futebol em botões


RECURSOS HUMANOS

Monitoramento dos espaços físicos:
Coordenadora Pedagógica: Ìris Maria Ferreira de Alencar
Agente Administrativa: Cícera Samara de Menezes Bezerra
Digitadora: Maria José de Oliveira
Professora (biblioteca): Rosa de Brito Filha
Apoio Administrativo: Maria Neuza de Sousa, Ariane Rodrigues da Costa e Leila Renata Dantas Uchôa.
Controle Disciplinar: Maria José de Oliveira
É observado à disciplina dos alunos e os que se apresentam com comportamento que cause conflito é anotado o nome em uma caderneta, retirado do recreio seguinte e emcaminhado para a direção para uma orientação disciplinar.
Orientação Disciplinar: Maria Socorro Macêdo Simões (Diretora Administrativa)
Na sala da direção são recebidos os alunos que não estão no recreio para a aplicação de normas disciplinares e uma orientação quanto ao convivio social.
Através de um diálogo da diretora com os alunos é realizado um trabalho de reeducação comportamental.
OBS: As professoras não atuam no horário do recreio por estarem em intervalo de descanso. O apoio ao recreio é dado em sala de aula, orientando o aluno quanto ao comportamento no horário do recreio.

CRONOGRAMA

2010 - 2012

HORARIO

SEGUNDA FEIRA
TERÇA FEIRA
QUARTA FEIRA

QUINTA FEIRA
SEXTA FEIRA
09h30min a 09h50min
X

X
X
X
X
15h30min 15h50min
X
X
X
X





AVALIAÇÃO

É observado o desempenho dos alunos bem como a disciplina, criatividade e companheirismo; sendo reconstruida as ações de acordo com a nova realidade que surge. O objetivo é de sempre se adequar as necessidades do momento.



REFERÊNCIAS

BROUGÈRE, G. (1998). Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas
FERREIRA e PEREIRA (2002). Os materiais lúdicos nos recreios e a prevenção do
bullying” na escola (pp 235-247). In Pereira, Beatriz e Pinto, Adelina Paula (coords.)
(2001). A escola e a criança em risco: intervir para prevenir, Porto, Asa, Colecção em
Foco.
MARQUES, A.R. (2001). A intervenção no recreio e a prevenção de comportamentos
anti-sociais. In Pereira, B. e Pinto, A. P. (Coord.). A Escola e a Criança em Risco:
Intervir para Prevenir. Porto: Edições ASA, p. 183-196
MARIA MONTESSORI, (1909) A descoberta da criança.
NETO, Carlos (1998). O Desenvolvimento da Criança e a Perspectiva Ecológica do
Jogo. In KREBI, Rui, COLETTI, Fernando e BELTRAM, Thaís (Orgs.) Discutindo o
Desenvolvimento Infantil. Brasil: Sociedade Internacional Para o Estudo da Criança.
PEREIRA, B., NETO, C., SMITH, P. K. & ANGULO J.C. (2002). Reinventar los
Espacios de Recreo. Prevenir los comportamientos agresivos. Cultura y Educación 14
(3) 297-311.
PIAGET, (1979) A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro; Zahar Editores.
SACRISTÁN, Gimeno (2003). O Aluno como Invenção. Porto: Porto Edit ora.
























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AV. CARUARU S/N – BAIRRO: SALESIANO
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PROJETO ARTE E EDUCAÇÃO






















JUAZEIRO DO NORTE – CE
2012



APRESENTAÇÃO DO PROJETO



ATIVIDADE: Curso de pintura em tecido e em madeira. Decoupage em sabonetes e em vidros.


DURAÇÃO: 08 de Maio de 2012 à 15 de Julho de 2012.


LOCAL: Escola de Ensino Fundamental Irmã Iva, localizada na avenida Caruaru s/n, bairro Salesiano – Juazeiro do Norte – ce.


PÚBLICO ALVO: Alunos e funcionários da escola e comunidade.


INSTRUTORA: Luzia do Nascimento Thel.


COORDENADORA: Rosa de Brito Filha.





















JUSTIFICATIVA


O presente projeto visa preparar os alunos e comunidade no desempenho das atividades artísticas com segurança, tornando-os aptos a futuras profissões.
Sendo parte integrante do plano de ação da biblioteca o projeto conta com o apoio do núcleo gestor, professores e funcionários para o desenvolvimento eficaz dos trabalhos.

OBJETIVO GERAL


Desenvolver o conhecimento das técnicas de pintura e decoupage através de aulas teóricas e praticas, proporcionando aos participantes fazerem uso do aprendizado com demonstrações de trabalhos futuros, tendo a oportunidade de apresentarem seus dons artísticos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Incentivar o aluno a participar das aulas para obter um rendimento melhor na sua aprendizagem.
  • Ajudar a desenvolver a criatividade do aluno nas diversas criações dos desenhos.
  • Conhecer todo o material: tintas, cores e papeis aprendendo o manuseio correto, aplicação e a conservação deste material.
  • Aprendizado seguindo as apostilas passo a passo com informações precisas para um seguimento de estudo correto.


METODOLOGIA

Iniciar com a pintura no molde vazado, ou seja, pecinha de plástico com desenhos usando um pincel largo (broxa) e desenho com pintura no tecido de algodão. A aplicação das tintas para tecido será de diversas cores, principalmente as cores primárias.
Trabalhar a découpage com colagem no tecido, papel, lencinhos finos de papel, cola pano e cola gel, termolina leitosa e clareador.
Pintura na seda transparente usando grade de madeira para esticar o pano, tintas aquarela e dimensional nas diversas cores e pincel macio.
Pintura em sabonetes usando uma pintura simples ou decoupage, lantejoula e cola gel.
Pintura em madeira que consiste em fazer uso de uma peça de madeira MDF, tintas acrílicas ou artesanato (PVA), lixa e pincel adequado.

MATERIAL: Tecido de algodão, tintas para tecido nas diversas cores, pinceis em três tamanhos, papel vegetal e folhas de carbono. Cola permanete e cola gel, termolina leitosa e verniz vitral. Fita adesiva, lápis para desenho e caneta. Tábua de madeira ou eucatex, álcool, lixas, tinta acrílica aquarela e dimensional, solvente. Sabonetes, e saboneteiras, papel para decoupage, cola para lantejoula, vidro. Peça de madeira (MDF), tintas acrílicas e artesanato (PVA), rolo de espuma.



AÇÕES

  • Ministrar as aulas três vezes por semana das 19:00 horas as 21:00 horas durante 20 dias.
  • Iniciar com aulas teóricas e em seguida aulas práticas.
  • Repassar os desenhos em carbonos e folhas finas para o tecido e pintar nas diversas cores.
  • Apresentar aos alunos o material do curso com explicações e uso correto.
  • Fazer exposição dos trabalhos no final do curso, programação realizada pela escola.




AVALIAÇÃO


Será observado o desempenho de cada participante como também sua frequência. As habilidades de cada um serão pontuadas, e no final do curso receberam certificados.









PROJETO REEDUCANDO PARA O FUTURO

APRESENTAÇÃO
A Professora desta Unidade de Ensino, em parceria com a mesma elaborou este Projeto com o fim de resgatar o respeito, a disciplina e responsabilidade, valores que parecem esquecidos devido à modernidade. Saber controlar-se é também uma forma de vida.

JUSTIFICATIVA

O Projeto TUDO TEM SUA HORA justifica-se, pela dificuldade de relacionamento observado entre alguns alunos desta escola, e deter a atenção dos mesmos no tocante ao tempo utilizado para o aprendizado, busca-se então uma forma criativa para mostrar-lhes como administrar o seu tempo e sua necessidade.
METODOLOGIA

Foi confeccionado um flanelógrafo e nele colocados os nomes dos respectivos alunos. Cada aluno tem direito a duas fichas para serem utilizadas pelo mesmo quando ele tiver com interesse em usar o toilet ou mesmo beber água. Ele não terá mais nenhuma ficha e, portanto deverá administrá-la durante o período em que estiver em sala. O professor deve instruir o aluno a usá-lo adequadamente. EX.: Quando solicitar ao professor sua saída, o aluno deve aproveitar para beber água após ir ao banheiro. O professor de sala polivalente pode destacar o líder da sala ou a escolha para ir retirando do flanelógrafo as fichas de alunos que forem autorizados a sair. Quem esgotar as fichas, esgotou as saídas. Com este controle o aluno e professor terão aproveitamento no decorrer das aulas.
OBJETIVOS

  • Incentivar a participação do grupo, promovendo a socialização.
  • Valorizar as pessoas como Ser Social;
  • Trabalhar a Criatividade;
  • Resgatar o respeito, a disciplina e responsabilidade enquanto ser social.


























PROJETO REEDUCANDO PARA O FUTURO






































IDEALIZADORA: PROF.ª ALEXANDRA PAULA C. DE ALENCAR
APOIO: DIREÇÃO DA E.E. F IRMÃ IVA – 2011
JUAZEIRO DO NORTE - CE



























REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




HARRISON, Hazel – Técnicas de Desenho e Pintura, editado no Brasil pela EDELBRA ind. Gráfica e Editora Ltda. Erechim – RS, 1994.

VALADARES, Solange e DINIZ, Célia – Arte no cotidiano escolar, volume 2, Editora Fapi Industria Gráfica Ltda. Belo Horizonte, 2001.

VALADARES, Solange e DINIZ, Célia – Arte no cotidiano escolar, volume 3, Editora Fapi Industria Gráfica Ltda. Belo Horizonte, 2001.






 

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