PPP - Projeto Político Pedagógico

MISSÃO
Oferecer uma educação de qualidade, formando cidadões críticos, Participativos que deverão saber organizar suas idéias e defende-las. Sobre tudo conscientes de seus direitos e deveres na sociedade em que estão inseridos.
Compremetidos com o desenvolvimento das potencialidades do aluno para sua auto-realização, qualificando-o para o exercício consciente da cidadania.
Ensinando a Respeitar a dignidade e os direitos de todos, serem Solidários e saberem valorizar as diferenças na compreensão da individualidade de cada um, construindo assim uma sociedade mais justa e humana.

VISÃO DE FUTURO

Seremos reconhecidos pela qualidade de ensino e por valorizarmos a participação de todos. Incentivando práticas inovadoras e criativas, onde haja desenvolvimento do conhecimento intelectual e social, valorizando o trabalho em equipe e respeitando o direito de igualdade.

VALORES
Inovação - Buscamos sempre inovar para a melhoria da qualidade de ensino e solução criativa na resolução dos desafios.
Respeito - Respeitamos a dignidade e os direitos de cada pessoa em nossa escola. Participação e Solidariedade. Trabalhamos em equipe, com forte senso de compromisso e solidariedade.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
01- Elevar o desempenho da aprendizagem dos alunos (Resultado).
02- Melhorar as práticas Pedagógicas da escola (Ensino Aprendizagem).
03- Envolver os pais no processo de ensino-aprendizagem dos seus filhos (Pais e Comunidade).


METAS
 
1.                  Reduzir em 10% o índice de evasão escolar em 2 anos
2.                  Aumentar em 30% o gosto pela leitura em 1 ano
3.                  Aumentar a participação da família na escola em 20%
4.                  Habilitar o aluno em 1 ano a redigir e conhecer as regularidades ortográficas
5.                  Reduzir o índice de repetência em 10% em 2 anos
6.                  Melhorar em 20% o domínio nas 4 operações e o desenvolvimento do raciocínio lógico
7.                  Crescer em 10% a melhora da situação do R.A em 2 anos
 
ESTRATÉGIAS
1.                  Visitas domiciliares as famílias conscientizando-os sobre FÉ
2.                  Exploração de leituras dramatizadas no pátio da escola como poesias, fábulas e até piadas
3.                  Através de palestras e seminários na escola
4.                  Através de leituras e textos escritos
5.                  Reforço paralelo principalmente na leitura e auxiliando o professor nas atividades
6.                  Simular situações de compra e vendas entre os alunos e realização de jogos e gincanas
7.                  Práticas de atividades dirigidas e realizações de aulas de campo.

AÇÕES  PEDAGÓGICAS
 

O  QUE
 FAZER
COMO
 FAZER?
QUANDO FAZER?
“cronograma
COM QUEM FAZER?
RESPONSÁVEL
Incentivo a leitura,interpretação textual e produção de texto através da leitura.
Empréstimo de livros na biblioteca;poesia,
teatro,novela,romance,literatura infantil e clássica.
Uma vez por semana durante todo o ano letivo.
Alunos do 4º e 5º ano.
Professor responsável  pelo biblioteca.
Noticias da semana,comentários sobre os fatos e analise das consequências dos acontecimentos.
Noticias colhidas pelos alunos durante toda semana,comentários em círculos com um convidado.
Uma vez por semana durante todo o ano letivo.
Professores, alunos e um convidado.
Professores e Coordenador Pedagógica.
Orientação aos pais em relação a educação dos seus filhos;saúde,higiene ,sexo, drogas e distúrbios comportamentais.
Palestras com profissionais da área
Bimestralmente.

Profissionais voluntários, núcleo gestor e pais.
Núcleo Gestor
Capacitação aos profissionais na valorização das múltiplas inteligências.
Cursos de capacitação.
Por semestre.
Professores e funcionários.
Núcleo Gestor e membros da Secretaria de Educação
Mediar conflitos e criar um clima de compromisso ético, cooperativo e solidário. 
Cursos de relações humanas  para professores e funcionários.
Por semestre.
Professores e funcionários.
Núcleo Gestor membros da Secretaria de Educação.
Exposição do R.A (Resultado da Aprendizagem) no mural da escola através de gráficos.
Através de gráficos expostos para a comunidade.
Bimestralmente.
Professores e Secretária da escola
Núcleo Gestor.
Fortalecer as ações dos colegiados.
Estudos de capacitação para os colegiados.
Semestralmente.
Núcleo Gestor e membros dos colegiados.
Núcleo Gestor e Secretaria de Educação.




O QUE
 FAZER
COMO
 FAZER?
QUANDO FAZER?
“cronograma
COM QUEM FAZER?
RESPONSÁVEL
Formação de alunos  semeadores.
Os alunos por meio  de pesquisas tomam conhecimento  sobre saúde   prevenção  higiene interagindo  com as famílias.
Semestralmente.
Professores , alunos e família.
Professores e coordenador Pedagógico.
Desenvolvimento  do projeto ervas medicinais.
Alunos estudando  as ervas medicinais na horta da escola, orientando os pais no uso de ervas medicinais.
Bimestralmente.
Professores e alunos.
Professores.
Desenvolvimento do projeto gibis em ação.
Alunos lendo gibis, interpretando através de contação de historia ou peça teatral
Uma vez por  semana durante o ano letivo.
Professores  e alunos do 1º e 2º ano.
Professores.
Desenvolvimento do projeto matemática do dia a dia.  
Aplicar jogos matemáticos lúdicos com resoluções de problemas do cotidiano.
Uma vez por  semana durante o ano letivo.
Professores  e alunos do 4º e 5º ano.
Professores.
Canto do hino nacional resgatando o patriotismo dos alunos.
Na entrada fazer a culminância  com todos que fazem a escola.
Nas quartas-feiras.
Alunos, professores e funcionários.
Diretora Administrativa.
Visitas domiciliares as famílias.
Visitar as famílias quando necessário, convidando os pais para participarem da vida escolar de seus filhos.  
Sempre que necessário.
Orientadora Educacional e  as famílias.
Orientadora Educacional.
Atividades recreativas com artes, jogos,brincadeiras, musicas, teatro, filmes e danças.
Aulas dirigidas pelos professores desenvolvendo a criatividade dos alunos através da arte.
Nas sextas-feiras.
Professores e alunos.
Professores.




O  QUE
 FAZER
COMO
 FAZER?
QUANDO FAZER?
“cronograma
COM QUEM FAZER?
RESPONSÁVEL
Socialização no recreio,  trabalhando  a agressividade da criança.
Recreio dirigido com orientação de brincadeiras saudáveis.
Diariamente horário do recreio.
Alunos  e funcionários
Núcleo Gestor
Professor destaque com o objetivo de estimular os demais .
Criar os critérios para eleger o professor destaque.
Anual.
Professores.
Núcleo Gestor.
Aluno destaque.
Eleger os alunos destaque e premia – los para incentivo da aprendizagem.
Bimestralmente.
Professores, alunos e núcleo gestor.
Núcleo Gestor.
Atendimento individual ao aluno, quando encaminhado pelo professor  para diretoria da escola.
Dialogando com o aluno a respeito das normas da escola, acompanhando o desenvolvimento dos mesmos.
Sempre que necessário.
Alunos, Orientadora Educacional, Coordenadora Pedagógica e Diretora Administrativa
Coordenadora Pedagógica e Diretora Administrativa.
Determinar dia e horário para cada turma   realizar  empréstimo de livros na  biblioteca
Empréstimos de livros, pesquisas e leituras.
Será determinado um dia  para cada turma e  dois dias para pesquisas e leituras.
Alunos e professores da biblioteca
Professores da biblioteca.
Trabalhar as datas comemorativas através de projetos.
Culminância, apresentação  como resultado dos projetos.
Nas determinadas datas
Professores, alunos, funcionários, núcleo gestor e comunidade.
Núcleo Gestor
Recuperação paralela dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
Após as avaliações bimestrais,
Trabalhar no 2º horário somente com os alunos necessitados
Bimestralmente após a avaliação do R.A.
Alunos e professores.
Professores.
Valorização da arte como aquisição do conhecimento
Feira de Ciências e artes, exposição dos trabalhos dos alunos.
Mês de Novembro
Alunos,
Professores, visitantes de outras escolas, pais e  comunidade
Núcleo Gestor

 AÇÕES DA BIBLIOTECA

O QUE
 FAZER
COMO
 FAZER?
QUANDO FAZER?
“cronograma
COM QUEM FAZER?
ONDE FAZER?
Ministrar aula de orientação na biblioteca do 1º ao 5º ano
Aula orientando como realizar pesquisas, conhecimento  dos gêneros literários, comportamento  em sala de leitura, conservação dos livros e obediência  as normas da biblioteca
 Mês de fevereiro
Professoras da biblioteca, coordenadora Pedagógica e alunos do 1º ao 5º ano
Biblioteca
Estudos sobre a biblioteca. Historia  e importância.
Orientação aos professores repassando  a importância da biblioteca  aos alunos .Culminância  com peça teatral.
Na semana da biblioteca
Professoras e alunos do 1º  ao 5º ano
Sala de aula e biblioteca
Estudos sobre a biografia de Pe.  Cicero
Pesquisas, exposição dos trabalhos e dos objetos pertencentes  ao Pe. Cicero. Culminância  com peça teatral.
Na semana do Pe. Cicero
Professores do 1º ao 5º ano. professores da biblioteca e alunos .
Sala de aula e culminância no patio da escola.3
Gincana interdisciplinar
Escolher um tema e trabalhar com os alunos .Premiação 1º,2º e 3º lugares.
Mês de abril.
Núcleo gestor, professores da biblioteca e alunos do 4º e 5º ano.
Sala de aula e biblioteca. Culminância pátio da escola
Interpretação de livros paradidáticos
Apresentação em sala de aula, através de dramatização. Premiações 1º, 2º e 3º lugares
Uma vez no semestre
Professores e alunos do 3º ao 5º ano
Sala de aula
Concurso de poesia
Oficina: ouvindo e lendo, conhecendo um pouco sobre poemas.
Mês de setembro.
Professores da biblioteca, coordenadora pedagógica e alunos do 4º e 5º ano.
Biblioteca.
                                  



O QUE
 FAZER
COMO
 FAZER?
QUANDO FAZER?
“cronograma
COM QUEM FAZER?
ONDE FAZER?
Oficina para a construção de rimas.
Brincando com emoções e palavras, trabalhando os alunos.
Mês de outubro.
Professores da  biblioteca, coordenadora pedagógica e alunos do 3º ao 5º ano
Biblioteca
Contação de historia  
Contar historia e realizar a interpretação através de dramatização
Por quinzena.
Professores da  biblioteca, coordenadora pedagógica e alunos do 1º e 2º ano.
Sala de aula
Oficina de acróstico .
Distribuir acrósticos com o nome de escritores conhecidos para servir de modelo. Construir acrósticos com o nome de cada aluno.
Mês de novembro
Professores da biblioteca, coordenadora pedagógica e alunos do3º ao 5º ano.
Sala de aula
Leitor do semestre
O aluno que mais fez empréstimo de livros e melhor interpretou os textos. Premiação um kit de livros paradidáticos.
Por semestre
Professores da biblioteca, coordenadora pedagógica e alunos do 4º e 5º ano.
Biblioteca


Nenhum comentário:

Postar um comentário