Oferecer uma educação de qualidade, formando cidadões críticos, Participativos que deverão saber organizar suas idéias e defende-las. Sobre tudo conscientes de seus direitos e deveres na sociedade em que estão inseridos.
Compremetidos com o desenvolvimento das potencialidades do aluno para sua auto-realização, qualificando-o para o exercício consciente da cidadania.
Ensinando a Respeitar a dignidade e os direitos de todos, serem Solidários e saberem valorizar as diferenças na compreensão da individualidade de cada um, construindo assim uma sociedade mais justa e humana.
VISÃO DE FUTURO
Seremos reconhecidos pela qualidade de ensino e por valorizarmos a participação de todos. Incentivando práticas inovadoras e criativas, onde haja desenvolvimento do conhecimento intelectual e social, valorizando o trabalho em equipe e respeitando o direito de igualdade.
VALORES
Inovação - Buscamos sempre inovar para a melhoria da qualidade de ensino e solução criativa na resolução dos desafios.
Respeito - Respeitamos a dignidade e os direitos de cada pessoa em nossa escola. Participação e Solidariedade. Trabalhamos em equipe, com forte senso de compromisso e solidariedade.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
01- Elevar o desempenho da aprendizagem dos alunos (Resultado).
02- Melhorar as práticas Pedagógicas da escola (Ensino Aprendizagem).
03- Envolver os pais no processo de ensino-aprendizagem dos seus filhos (Pais e Comunidade).
METAS
1.
Reduzir em 10% o índice de evasão escolar em 2
anos
2.
Aumentar em 30% o gosto pela leitura em 1 ano
3.
Aumentar a participação da família na escola em
20%
4.
Habilitar o aluno em 1 ano a redigir e conhecer
as regularidades ortográficas
5.
Reduzir o índice de repetência em 10% em 2 anos
6.
Melhorar em 20% o domínio nas 4 operações e o
desenvolvimento do raciocínio lógico
7.
Crescer em 10% a melhora da situação do R.A em 2
anos
ESTRATÉGIAS
1.
Visitas domiciliares as famílias conscientizando-os
sobre FÉ
2.
Exploração de leituras dramatizadas no pátio da
escola como poesias, fábulas e até piadas
3.
Através de palestras e seminários na escola
4.
Através de leituras e textos escritos
5.
Reforço paralelo principalmente na leitura e
auxiliando o professor nas atividades
6.
Simular situações de compra e vendas entre os
alunos e realização de jogos e gincanas
7.
Práticas de atividades dirigidas e realizações
de aulas de campo.
AÇÕES PEDAGÓGICAS
O QUE
FAZER
|
COMO
FAZER?
|
QUANDO FAZER?
“cronograma”
|
COM QUEM FAZER?
|
RESPONSÁVEL
|
Incentivo a
leitura,interpretação textual e produção de texto através da leitura.
|
Empréstimo de
livros na biblioteca;poesia,
teatro,novela,romance,literatura
infantil e clássica.
|
Uma vez por
semana durante todo o ano letivo.
|
Alunos do 4º e
5º ano.
|
Professor
responsável pelo biblioteca.
|
Noticias da
semana,comentários sobre os fatos e analise das consequências dos
acontecimentos.
|
Noticias
colhidas pelos alunos durante toda semana,comentários em círculos com um
convidado.
|
Uma vez por
semana durante todo o ano letivo.
|
Professores,
alunos e um convidado.
|
Professores e
Coordenador Pedagógica.
|
Orientação aos
pais em relação a educação dos seus filhos;saúde,higiene ,sexo, drogas e
distúrbios comportamentais.
|
Palestras com
profissionais da área
|
Bimestralmente.
|
Profissionais
voluntários, núcleo gestor e pais.
|
Núcleo Gestor
|
Capacitação aos
profissionais na valorização das múltiplas inteligências.
|
Cursos de
capacitação.
|
Por semestre.
|
Professores e
funcionários.
|
Núcleo Gestor e
membros da Secretaria de Educação
|
Mediar
conflitos e criar um clima de compromisso ético, cooperativo e
solidário.
|
Cursos de
relações humanas para professores e
funcionários.
|
Por semestre.
|
Professores e funcionários.
|
Núcleo Gestor
membros da Secretaria de Educação.
|
Exposição do
R.A (Resultado da Aprendizagem) no mural da escola através de gráficos.
|
Através de
gráficos expostos para a comunidade.
|
Bimestralmente.
|
Professores e
Secretária da escola
|
Núcleo Gestor.
|
Fortalecer as
ações dos colegiados.
|
Estudos de
capacitação para os colegiados.
|
Semestralmente.
|
Núcleo Gestor e
membros dos colegiados.
|
Núcleo Gestor e
Secretaria de Educação.
|
O QUE
FAZER
|
COMO
FAZER?
|
QUANDO FAZER?
“cronograma”
|
COM QUEM FAZER?
|
RESPONSÁVEL
|
Formação de
alunos semeadores.
|
Os alunos por
meio de pesquisas tomam
conhecimento sobre saúde prevenção
higiene interagindo com as
famílias.
|
Semestralmente.
|
Professores ,
alunos e família.
|
Professores e
coordenador Pedagógico.
|
Desenvolvimento do projeto ervas medicinais.
|
Alunos
estudando as ervas medicinais na horta
da escola, orientando os pais no uso de ervas medicinais.
|
Bimestralmente.
|
Professores e
alunos.
|
Professores.
|
Desenvolvimento
do projeto gibis em ação.
|
Alunos lendo
gibis, interpretando através de contação de historia ou peça teatral
|
Uma vez
por semana durante o ano letivo.
|
Professores e alunos do 1º e 2º ano.
|
Professores.
|
Desenvolvimento
do projeto matemática do dia a dia.
|
Aplicar jogos
matemáticos lúdicos com resoluções de problemas do cotidiano.
|
Uma vez
por semana durante o ano letivo.
|
Professores e alunos do 4º e 5º ano.
|
Professores.
|
Canto do hino
nacional resgatando o patriotismo dos alunos.
|
Na entrada
fazer a culminância com todos que
fazem a escola.
|
Nas
quartas-feiras.
|
Alunos,
professores e funcionários.
|
Diretora
Administrativa.
|
Visitas
domiciliares as famílias.
|
Visitar as
famílias quando necessário, convidando os pais para participarem da vida
escolar de seus filhos.
|
Sempre que
necessário.
|
Orientadora
Educacional e as famílias.
|
Orientadora
Educacional.
|
Atividades
recreativas com artes, jogos,brincadeiras, musicas, teatro, filmes e danças.
|
Aulas dirigidas
pelos professores desenvolvendo a criatividade dos alunos através da arte.
|
Nas sextas-feiras.
|
Professores e
alunos.
|
Professores.
|
O QUE
FAZER
|
COMO
FAZER?
|
QUANDO FAZER?
“cronograma”
|
COM QUEM FAZER?
|
RESPONSÁVEL
|
Socialização no
recreio, trabalhando a agressividade da criança.
|
Recreio
dirigido com orientação de brincadeiras saudáveis.
|
Diariamente
horário do recreio.
|
Alunos e funcionários
|
Núcleo Gestor
|
Professor
destaque com o objetivo de estimular os demais .
|
Criar os
critérios para eleger o professor destaque.
|
Anual.
|
Professores.
|
Núcleo Gestor.
|
Aluno destaque.
|
Eleger os alunos
destaque e premia – los para incentivo da aprendizagem.
|
Bimestralmente.
|
Professores,
alunos e núcleo gestor.
|
Núcleo Gestor.
|
Atendimento
individual ao aluno, quando encaminhado pelo professor para diretoria da escola.
|
Dialogando com
o aluno a respeito das normas da escola, acompanhando o desenvolvimento dos
mesmos.
|
Sempre que
necessário.
|
Alunos,
Orientadora Educacional, Coordenadora Pedagógica e Diretora Administrativa
|
Coordenadora
Pedagógica e Diretora Administrativa.
|
Determinar dia
e horário para cada turma
realizar empréstimo de livros
na biblioteca
|
Empréstimos de
livros, pesquisas e leituras.
|
Será
determinado um dia para cada turma
e dois dias para pesquisas e leituras.
|
Alunos e
professores da biblioteca
|
Professores da
biblioteca.
|
Trabalhar as
datas comemorativas através de projetos.
|
Culminância,
apresentação como resultado dos
projetos.
|
Nas
determinadas datas
|
Professores,
alunos, funcionários, núcleo gestor e comunidade.
|
Núcleo Gestor
|
Recuperação
paralela dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
|
Após as
avaliações bimestrais,
Trabalhar no 2º
horário somente com os alunos necessitados
|
Bimestralmente
após a avaliação do R.A.
|
Alunos e
professores.
|
Professores.
|
Valorização da
arte como aquisição do conhecimento
|
Feira de
Ciências e artes, exposição dos trabalhos dos alunos.
|
Mês de Novembro
|
Alunos,
Professores,
visitantes de outras escolas, pais e
comunidade
|
Núcleo Gestor
|
AÇÕES DA BIBLIOTECA
O QUE
FAZER
|
COMO
FAZER?
|
QUANDO FAZER?
“cronograma”
|
COM QUEM FAZER?
|
ONDE FAZER?
|
Ministrar aula
de orientação na biblioteca do 1º ao 5º ano
|
Aula orientando
como realizar pesquisas, conhecimento
dos gêneros literários, comportamento
em sala de leitura, conservação dos livros e obediência as normas da biblioteca
|
Mês de fevereiro
|
Professoras da
biblioteca, coordenadora Pedagógica e alunos do 1º ao 5º ano
|
Biblioteca
|
Estudos sobre a
biblioteca. Historia e importância.
|
Orientação aos
professores repassando a importância
da biblioteca aos alunos
.Culminância com peça teatral.
|
Na semana da
biblioteca
|
Professoras e
alunos do 1º ao 5º ano
|
Sala de aula e
biblioteca
|
Estudos sobre a
biografia de Pe. Cicero
|
Pesquisas,
exposição dos trabalhos e dos objetos pertencentes ao Pe. Cicero. Culminância com peça teatral.
|
Na semana do
Pe. Cicero
|
Professores do
1º ao 5º ano. professores da biblioteca e alunos .
|
Sala de aula e
culminância no patio da escola.3
|
Gincana
interdisciplinar
|
Escolher um
tema e trabalhar com os alunos .Premiação 1º,2º e 3º lugares.
|
Mês de abril.
|
Núcleo gestor,
professores da biblioteca e alunos do 4º e 5º ano.
|
Sala de aula e
biblioteca. Culminância pátio da escola
|
Interpretação
de livros paradidáticos
|
Apresentação em
sala de aula, através de dramatização. Premiações 1º, 2º e 3º lugares
|
Uma vez no
semestre
|
Professores e
alunos do 3º ao 5º ano
|
Sala de aula
|
Concurso de
poesia
|
Oficina:
ouvindo e lendo, conhecendo um pouco sobre poemas.
|
Mês de
setembro.
|
Professores da
biblioteca, coordenadora pedagógica e alunos do 4º e 5º ano.
|
Biblioteca.
|
O QUE
FAZER
|
COMO
FAZER?
|
QUANDO FAZER?
“cronograma”
|
COM QUEM FAZER?
|
ONDE FAZER?
|
Oficina para a
construção de rimas.
|
Brincando com
emoções e palavras, trabalhando os alunos.
|
Mês de outubro.
|
Professores
da biblioteca, coordenadora pedagógica
e alunos do 3º ao 5º ano
|
Biblioteca
|
Contação de historia
|
Contar historia
e realizar a interpretação através de dramatização
|
Por quinzena.
|
Professores
da biblioteca, coordenadora pedagógica
e alunos do 1º e 2º ano.
|
Sala de aula
|
Oficina de
acróstico .
|
Distribuir
acrósticos com o nome de escritores conhecidos para servir de modelo.
Construir acrósticos com o nome de cada aluno.
|
Mês de novembro
|
Professores da
biblioteca, coordenadora pedagógica e alunos do3º ao 5º ano.
|
Sala de aula
|
Leitor do
semestre
|
O aluno que
mais fez empréstimo de livros e melhor interpretou os textos. Premiação um
kit de livros paradidáticos.
|
Por semestre
|
Professores da
biblioteca, coordenadora pedagógica e alunos do 4º e 5º ano.
|
Biblioteca
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário